Para leitores do Vermelho, discurso de Marina é cheio de contradições

O Portal Vermelho perguntou aos seus leitores qual seria a razão para a diminuição da intenção de voto em Marina Silva, candidata à Presidência pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), segundo as últimas pesquisas. O site contabilizou a participação de 831 pessoas, sendo que a maioria (298), acredita que a queda da popularidade de Marina é resultado de um discurso cheio de contradições e incoerências. Confira o infográfico:

Passe o mouse sobre o gráfico para ver o resultado.

Enquete Vermelho | Create Infographics

 

Sobre as incoerências de Marina Silva, a atual presidenta e também candidata, Dilma Rousseff, lembrou, durante o penúltimo debate eleitoral exibido pela Record, que a opositora "mudou de partido quatro vezes" e "de opinião sobre questões fundamentais para o país", como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, que o programa de governo publicado pelo PSB inicialmente apoiava e que, de seguida, passou a rejeitar, disse Dilma a Marina na sua primeira intervenção no debate.

Faltando algumas semanas para a eleição, em um de seus editoriais, o Portal Vermelho publicou que era necessário "como tarefa de primeiro plano, desmascarar Marina Silva, a candidata das forças interessadas antes de tudo na interrupção e reversão do ciclo político aberto com a primeira vitória de Lula em 2002". Isto porque, em 29 de agosto, uma pesquisa do Datafolha indicava o empate nos índices de intenção de voto entre a presidenta da República e candidata à reeleição, e Marina Silva, ambas com 34%. Na época, as projeções de segundo turno indicam vantagem para a candidata do PSB.

Ao que tudo indica, inclusive as últimas pesquisas eleitorais, o discurso de Marina foi perdendo adeptos e a candidata foi caindo nas pesquisas, para os leitores do Vermelho, o declínio é um reflexo das inconsistências e contradições da candidata do PSB ao longo de sua campanha. No próximo domingo (5), os brasileiros têm a tarefa de eleger o próximo presidente e Dilma Rousseff segue a frente na disputa, graças à sua sólida campanha com propostas concisas.

Resultado da enquete em porcentagem:

1. O seu discurso é cheio de contradições e incoerências – 35,86%
2. A cada dia sua retórica vai revelando posições conservadoras – 21,42%
3. A campanha Dilma vem esclarecendo as reais intenções de Marina – 20,82%
4. As pesquisas não condizem com a realidade – 8,54%
5. Junto à falta de propostas, a “nova política” caiu por terra – 7,58%
6. A exposição em excesso da morte de Campos a fez crescer – 5,78%

Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho.