Pesquisas confirmam liderança de Dilma; Aécio está na frente de Marina

Pesquisas divulgadas neste sábado (4), sobre intenções de votos válidos à Presidência da República reafirmam liderança isolada da presidenta e candidata à reeleição Dilma Rousseff. Segundo Ibope, Dilma tem 46% dos votos válidos. Além do Ibope, outras pesquisas apontam que o candidato do PSDB Aécio Neves, passou Marina Silva, do PSB, e agora está em segundo lugar.

Candidatos à Presidência da República

Segundo Ibope, Aécio está com 27% e Marina tem 24% dos votos válidos. Como a margem de erro da pesquisa é de 2% para mais ou para menos, Aécio e Marina ainda estão em empate técnico.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Segundo o Ibope, "após o debate, Dilma segue na liderança; Aécio cresce e fica numericamente à frente de Marina, porém, em situação de empate técnico".

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo". O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 2 e 4 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Pesquisa Datafolha

Na última pesquisa Datafolha antes das eleições presidenciais apresenta a presidenta Dilma Rousseff com 44% dos votos válidos, contra 26% do tucano Aécio Neves e 24% de Marina Silva.
No segundo turno, Dilma venceria Aécio por 53% a 47% e Marina por 55% a 47%.

CNT/MDA

Na pesquisa CNT/MDA divulgada também neste sábado (4) aponta que a presidenta manteve sua vantagem na corrida presidencial. Dilma passou de 40,4% obtidos em pesquisa anterior para 40,6%, enquanto Aécio Neves cresceu 4,2% e alcançou 24% das intenções de voto. Já Marina Silva caiu 3,8 pontos percentuais e agora está com 21,4%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, Aécio e Marina estão em empate técnico.

Na simulação de segundo turno, Dilma tem agora 46% contra 40,8% do tucano. Em um segundo turno entre Dilma e Marina, a presidenta tem 47,6%, contra 37,9% de Marina (38,7%).

A pesquisa foi realizada entre quinta-feira (2) e sexta-feira (3) e ouviu 2.002 pessoas, em 137 municípios de cinco regiões de país.

Da redação do Vermelho
Com informações do Brasil 247