Unicef exige libertação de crianças raptadas por terroristas na Síria

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) reivindicou nesta sexta-feira (3) aos grupos terroristas que operam na Síria a libertação de todos as crianças sequestradas nesse país, ao mesmo tempo em que comemorou o fim do cativeiro de 70 deles.

A agência acolheu com contentamento a libertação dos menores curdos com idades entre 14 e 16 anos, que foram capturados pelo Estado Islâmico no final de maio passado, quando se dirigiam para a cidade de Alepo, ao norte, para se submeter a exames escolares.

Segundo o Fundo, um número indeterminado de crianças permanece em poder dos fundamentalistas, que implementam há vários meses uma ofensiva para implantar um califado em regiões sírias e iraquianas.

Os menores estão sob acompanhamento físico e psicológico, mas seguimos muito preocupados pela segurança dos demais, bem como de professores também raptados, afirmou em Genebra o porta-voz da Unicef Christophe Boulierac, citado pela rádio da ONU.

Alguns dos menores sequestrados pelos takfiristas (terroristas sunitas) do EI são transformados em soldados.

A esse respeito, Boulierac advertiu que o recrutamento e utilização de menores em hostilidades constituem graves violações dos direitos das crianças.

É responsabilidade dos atores nos conflitos garantir a proteção dos menores e seu acesso à educação, afirmou.

Fonte: Prensa Latina