Ministério lança Prêmio de Culturas Afro-brasileiras

Foi lançado, nessa terça-feira (7), o Prêmio de Culturas Afro-brasileiras, em Goiânia (GO). Com inscrições abertas até 6 de novembro, o prêmio que distribuirá um valor total de R$ 2,4 milhões tem o propósito reconhecer e apoiar iniciativas culturais realizadas por comunidades quilombolas, religiosas de matriz africana e coletivos negros.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, enfatizou a importância do edital direcionado à comunidade quilombola, povos tradicionais de matriz africana e coletivos de cultura negra . "Achamos que esse será o coroamento da comunidade afro-descendente, já que vamos ter atingido diferentes áreas da cultura. A identidade de uma nação se faz com a cultura e a participação da cultura negra no Brasil."

Premiação

O concurso premiará atividades nas áreas de literatura, música, artes plásticas e cênicas e, dessa forma, pretende facilitar o acesso de comunidades de expressão afro-brasileira aos mecanismos de fomento à cultura. Representa também uma forma de cumprir as diretrizes do Plano Plurianual do Governo Federal e do Plano Nacional de Cultura.

A premiação está dividida em três categorias: Iniciativa Cultural Quilombola; Iniciativa Cultural de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Iniciativa Cultural de Coletivos Culturais Negros. Estão aptas a participar pessoas físicas e jurídicas que realizam atividades culturais voltadas para comunidades ou expressões quilombolas ou ambas, de povos e comunidades de matriz africana e outros bens culturais afro-brasileiros.

A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Cultural Palmares e a Secretaria da Cidadania de Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Em Goiás, há registro de 28 comunidades quilombolas.

Fonte: Ministério da Cultura