China critica relatório do Congresso dos EUA sobre Hong Kong

O porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei, refutou hoje (10) o relatório publicado pela "Comissão Executiva do Congresso sobre a China" dos Estados Unidos. Hong Lei afirmou que o relatório distorce a verdade e exigiu que a Comissão deixe de usar palavras que prejudicam as relações sino-americanas.

Em relação à questão de Hong Kong levantada pelo relatório, Hong Lei salientou que Hong Kong é uma região administrativa especial da China e que os assuntos de Hong Kong constituem assuntos internos da China. Nenhum governo, instituição ou indivíduo estrangeiro pode interferir nos assuntos internos do país.

Alguns grupos em Hong Kong planejam para esta sexta-feira (10) uma manifestação, depois de as negociações com o governo terem sido canceladas e parlamentares norte-americanos terem pedido que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pressione Pequim.

No final da tarde de quinta-feira (9), o governo de Hong Kong, por meio da secretária-chefe do Executivo da Região Administrativa Especial chinesa, Carrie Lam, desmarcou o encontro previsto para esta sexta-feira com os grupos de manifestantes, culpando os estudantes da decisão por incitarem o aumento dos protestos se as suas exigências não fossem aceitas. A decisão aprofundou a crise política na antiga colônia britânica.

Os manifestantes têm ocupado as ruas de Hong Kong desde o dia 28 de setembro. Eles exigem mudanças na eleição para o próximo chefe do Executivo do território.

Embora o número de manifestantes tenha diminuído nos últimos dias, é esperado que no final da tarde muitos jovens e apoiadores do movimento se concentrem nos vários locais de protesto.

Parlamentares norte-americanos condenaram, em seu relatório anual, os direitos humanos na China e fazem crítica a Hong Kong. A posição norte-americana vai contra alerta feito pelas autoridades chinesas a todas as missões diplomáticas acreditadas em Hong Kong por meio do qual reforçou a necessidade de os seus funcionários se manterem afastados de qualquer forma de protesto.

Da redação do Vermelho,
com informações da Agência Brasil e da Rádio China Internacional