Hanói em festa pelo aniversário de libertação

O céu de Hanói amanheceu hoje com vistosos fogos de artifício para celebrar o 60 aniversário de sua libertação definitiva em 1954 e mostrar as espetaculares transformações experimentadas através do tempo decorrido.

Cidade de Hanoi, no Vietnã

No dia 10 de outubro daquele ano, fervorosos hanoineses recebiam com bandeiras e flores as vitoriosas tropas do Exército Popular depois de nove anos de duro combate contra as forças de ocupação francesas, cujo descalabro foram marcados na célebre batalha de Dien Bien Phu quatro meses antes.

Nesta noite de 2014 os vietnamitas na milenar capital relembraram o indelével acontecimento desfrutando de 30 lugares diferentes o lançamento da pirotecnia multicolor, como sinal da alegria pelos frutos da disputa traduzidos em realizações socioeconômicas e culturais.

Junto à homenagem aos caídos e ao reconhecimento dos combatentes que sobrevivem, durante dias de comemoração prévia, as autoridades políticas e governamentais da cidade puseram ênfase em realçar o presente progresso e bem-estar. Declarada pela UNESCO "Cidade da Paz", Hanói sempre surpreende nacionais e estrangeiros que regressam a ela, depois de alguns anos de ausência, pelo ritmo de suas obras e as trepidantes mudanças que experimenta.

Sobretudo desde que a 2010 estendeu sua demarcação administrativa, o que significou um novo período de renovação e desenvolvimento ao somar territórios de províncias vizinhas, crescer as urbanizações como fungos, e o surgimento de imponentes estradas em tão curto tempo.

Com quase nove milhões de habitantes, a décima parte da população do país, Hanói ocupa um por cento do território nacional, contribui com 10 por cento do Produto interno bruto e contribui com 20 por cento ao orçamento estatal.

Além de ser o centro político, administrativo e cultural do Vietnã e uma de suas locomotoras políticas, considera-lhe engajada no movimento da nova ruralidade e que aspira a se converter em uma cidade civilizada e moderna no futuro.

Nas diversas celebrações por este sexagésimo aniversário esteve onipresente a figura do presidente Ho Chi Minh, o fundador da independência proclamada aqui em 1945, e quem guiou até sua morte a resistência à agressão estadunidense sob as bombas que arrasavam parte de Hanói.

Todos os setores sociais se envolveram na comemoração da data, para a qual se organizaram exposições e ciclos de documentários históricos, inaugurações de obras, veladas artísticas, caminhadas e outras muitas iniciativas em uma grande e merecida festa.

Fonte: Prensa Latina