Bolivianos residentes no Uruguai ajudaram a reeleger Evo Morales
Os bolivianos residentes no Uruguai, que compareceram às urnas para eleger o presidente de seu país, deram uma clara vitória ao partido Movimento ao Socialismo (MAS), representado por Evo Morales, neste domingo (12).
Publicado 13/10/2014 16:04

Segundo a agência Prensa Latina, que foi a contagem pública dos votos por um tribunal eleitoral localizado na Embaixada da Bolívia em Montevidéu, constatou que o MAS obteve 57 dos 108 votos emitidos.
Mónica Sandoval, representante do Tribunal Supremo Eleitoral, afirmou que exerceram seu voto 108 dos 129 eleitores inscritos.
Leia também:
Presidentes latino-americanos comemoram vitória de Evo Morales
Após vencer seis eleições, Evo Morales diz que "ganhar é simples"
Bolivianos comparecem às urnas em SP e elegem Evo Morales
Em segundo lugar ficou a União Democrata, de Samuel Doria Medina, com 24 votos, seguido pelo Partido Democrata Cristão, de Jorge Quiroga, com 15, e o Movimento Sem Medo, de Juan Do Granado, com cinco.
O Partido Verde da Bolívia, de Fernando Vargas, conseguiu três votos e também houveram três votos nulos e um em branco.
O embaixador boliviano Benjamín Blanco realçou a alta participação dos eleitores nesta jornada, que se desenvolveu com toda a normalidade.
Em declarações a Prensa Latina, manifestou sua satisfação pelo trabalho dos membros do tribunal eleitoral e recordou que é a primeira vez que os bolivianos residentes no Uruguai podem exercer aqui seu direito ao voto.
Segundo a Constituição Política do Estado Plurinacional da Bolívia, os cidadãos bolivianos maiores de 18 anos residentes no exterior do país têm direito a participar nas eleições de Presidente e Vice-presidente.
Assim mesmo, em referendos de carácter nacional, prévio registro realizado pelo Ã"rgão Eleitoral. O Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia determinou que os bolivianos residentes no exterior poderiam votar em 69 cidades de 33 países.
Fonte: Prensa Latina