Presidentes latino-americanos comemoram vitória de Evo Morales

O presidente reeleito da Bolívia, Evo Morales, recebeu os cumprimentos dos chefes de Estado da Argentina, Uruguai, Cuba, Venezuela, El Salvador e Nicarágua, logo após a divulgação do resultado da boca de urna que lhe outorgou a vitória no último domingo (12).

Evo Morales - AFP

Nicolás Maduro, presidente de Venezuela, publicou em seu microblog: “Evo, grande vitória da pátria sul-americana, da Venezuela te damos um abraço de felicitações! Sigamos vencendo!”.

Maduro aproveitou a oportunidade para comemorar também o Dia da Resistência Indígena: “Grande vitória dos povos da Alba (Aliança Bolivariana dos Povos de Nossa América), hoje, 12 de outubro, há 522 que se iniciou a colonização de nossa mãe terra. Evo líder do Sul!”.

De acordo com informações da Agência Boliviana de Informações (ABI), José Mujica, mandatário do Uruguai, se comunicou com seu homólogo boliviano para felicitá-lo pela vitória e reiterar o caráter progressista dos governos da América Latina.

Leia também:
Após vencer seis eleições, Evo Morales diz que "ganhar é simples"
Evo Morales é reeleito presidente da Bolívia

Da mesma forma, a presidenta argentina, Cristina Kirchner, entrou em contato com o mandatário boliviano para exaltar seu “contundente triunfo” nas urnas. Morales ganhou mais de 80% dos votos dos bolivianos no exterior, 120 mil destes eleitores estão na Argentina.

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, aplaudiu a vitória de Morales nas urnas e comentou o significado disto para o processo de libertação da região.

Salvador Sánchez Cerén, presidente de El Salvador, manifestou su alegría com a reeleição de Morales também por meio do Twitter: “Companheiro presidente Evo Morales felicitações a você e ao seu povo por este novo triunfo”.

Por fim, o presidente de Cuba, Raúl Castro, elogiou o processo de mudança na Bolívia aplaudiu povo boliviano que voltou a empossar Morales.

Fonte: Telesur