Angola confirma primeiro satélite africano para 2017

Angosat 1, primeiro satélite de comunicações de Angola e fruto da colaboração com um consórcio russo, será colocado em órbita em 2017, confirmou uma autoridade do setor, citada nesta terça-feira (14) pela Rádio Nacional.

Satélite

"A construção do satélite está programada em três anos e agora nos aproximamos do primeiro", afirmou o diretor nacional de Telecomunicações Eduardo Sebastião em um seminário de formação sobre oportunidades e programas de engenharia e tecnologia espacial.

Ratificou que o aparelho começou a ser construído em novembro do ano passado.

Meios jornalísticos asseguram que o satélite geoestacionário será o primeiro operado por uma nação africana e terá um período de vida útil de 15 anos.

O contrato do projeto foi assinado em 2009 por Angola e a associação russa que integram as empresas RSC (Rocket Space Corporation) Energy (fundada em 1946), Telecom-Projeto 5 e Rosoboronexport, que lidera o grupo.

Angosat marcaria a entrada deste país africano na nova era das telecomunicações que pressupõe a condução de um programa espacial que inclua, no futuro, o lançamento de mais satélites.

O aparelho oferecerá a todo o território nacional serviços de comunicações e televisão digital via terrestre, em substituição ao sistema analógico.

Sua colocação em órbita facilitará igualmente acesso internacional, apoio e expansão de serviços de Internet de banda larga, transmissão de operadores de telecomunicações e será um respaldo a redes de televisão e rádio. O investimento total para a realização do projeto é de 402,6 milhões de dólares.

Fonte: Prensa Latina