Carlin Moura: A visita de Dilma em Contagem e seus significados

A presidenta Dilma visitou Contagem, Minas Gerais, no último sábado (11). Participou de uma caminhada na principal avenida da cidade e de uma plenária com militantes, operários e o nosso povo simples mineiro. Este povo, lutador e abnegado, cujas politicas públicas implementadas por ela e Lula nos últimos 12 anos têm feito a diferença na vida de cada um. 

Por Carlin Moura*

Dilma, Carlin e Pimentel - Mariana Viel

Até na agenda dos candidatos a gente vê nitidamente as diferenças de projetos que estão em disputa no Brasil nesse segundo turno. No mesmo dia, a candidatura tucana esteve em Recife, Pernambuco, reafirmando um projeto de poder, que passa de pai para filho, de neto para bisneto.

Minha história é a comprovação das transformações que o Brasil viveu. Há 10 anos, jamais poderia imaginar que um filho de lavrador, trabalhando como balconista de uma padaria, poderia ter voz e vez, e ser prefeito da segunda maior cidade de Minas Gerais.

Essa é maior prova de que Dilma e Lula promoveram a mobilidade social no nosso país. Enquanto os governos tucanos reafirmam a políticas das elites, em que o poder passa de pai para filho, a política de Dilma e Lula apresentou trabalho, resultado, valorização das pessoas e o crescimento de trabalhadores que, como eu, conseguiram estudar e realizar os seus sonhos.

É por isso que Dilma foi recebida com festa em Contagem! Milhares de pessoas participaram da caminhada pela Avenida João César de Oliveira, declarando apoio a sua reeleição e ecoando “ao, ão, ão…a Dilma é do Povão!!!!”

Aqui, Dilma reafirmou o compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras de Minas Gerais, apresentando importantes e necessárias medidas tomadas durante o seu governo, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Programa Mais Médicos. Uma resposta rápida aos brasileiros, com a priorização de uma política educacional de valorização técnica e de investimentos nas pessoas.

A Funec, nossa fundação municipal de ensino, por exemplo, foi uma das primeiras fundações municipais do país a assinar convênio com o Pronatec. Essa parceria trouxe resultados positivos para a nossa cidade, garantindo mais de três mil vagas para os nossos jovens e adultos em 60 cursos profissionalizantes gratuitos. Também, junto com Dilma, ampliamos os investimentos na Educação Infantil. Mães que antes não tinham onde deixar seus filhos para trabalhar, agora têm.

Contagem, nos últimos dois anos, abriu 900 novas vagas para o ensino infantil, com a inauguração de cinco Cemei´s, construídos em parceria com o governo federal. E iremos entregar mais 15, ampliando mais de três mil vagas para crianças de zero a cinco anos. São avanços como esses que vão garantir em todos os níveis a educação de qualidade que as pessoas esperam e merecem.

Contagem também foi um dos primeiros municípios do país a aderir ao Programa Mais Médicos. A chegada dos médicos cubanos à cidade, junto com a adesão do município aos programas “Revalida” e “Provab”, garantiu 100% de cobertura médica na atenção básica. Agora, Contagem tem um médico para atender em cada Equipe de Saúde da Família.

Contagem também foi o primeiro município de Minas a assinar convênio com o PAC Mobilidade Médias Cidades, no qual conquistamos mais de R$ 230 milhões em investimentos que serão aplicados em importantes obras de mobilidade urbana, saneamento e pavimentação. Teremos, em breve, a construção de trincheira; três viadutos e de quatro terminais de transporte coletivo, além de 34 novas estações de ônibus. Obras essas que serão possíveis com os recursos já liberados pelo governo Dilma. Além disso, Contagem tem hoje 700 novas famílias cadastradas no Programa Economia Solidária e mais de 24 mil famílias cadastradas no Programa Bolsa Família.

Quando Dilma caminhava junto ao nosso povo, um operário chegou perto de mim e me pediu pra entregar um bilhete de agradecimento a presidenta. Dizia esse operário que há 10 anos o trabalhador dava um duro danado para poder alugar um barraco na vila e quando conseguia perguntava se o barraco tinha azulejos no banheiro. Hoje ele compra um apartamento do “Minha Casa, Minha Vida” e quer saber se tem vaga na garagem. A vida da gente e desse trabalhador mudou e muito. E pra melhor.

Acredito que a verdadeira política é aquela que promove a ascensão social das pessoas, e, ao mesmo tempo, propõe ideias novas. O nosso país não pode retroceder, mas deve seguir a política dos investimentos nas pessoas e com os reais avanços que o Brasil necessita. Por isso, estamos todos de plantão nas ruas, alertas, e não vamos descansar enquanto não garantirmos a reeleição de Dilma presidenta do Brasil.

* Carlin Moura é prefeito de Contagem e membro do Comitê Central do PCdoB