Dilma vai mostrar em debate quem sabe realizar melhores propostas 

A partir das 22 horas desta terça-feira (14), a TV Bandeirantes transmite, ao vivo, o primeiro debate entre os presidenciáveis no segundo turno das eleições. A presidenta e candidata à reeleição Dilma Rousseff vai mostrar as diferenças fundamentais entre os dois projetos de Brasil que disputam esta eleição; e por que é a pessoa mais preparada para conduzir o Brasil pela era de mudanças e avanços que já está em curso. 

Dilma vai mostrar em debate quem sabe realizar melhores propostas

Dilma vai reforçar seu compromisso com um país que se desenvolve colocando as pessoas no centro do projeto de crescimento. Além disso, a presidenta vai enfatizar as comparações entre o que os governos de Lula e dela conquistaram ao lado do povo brasileiro e o que os governos tucanos prometem agora, mas não fizeram quando receberam o voto de confiança do Brasil.

Através de suas realizações nos últimos quatro anos e de seu Programa de Governo – com propostas claras, firmes e sólidas de ideias novas para um novo ciclo de desenvolvimento brasileiro -, Dilma vai mostrar que “prefere ações concretas a discursos vazios”, como vem afirmando ao longo da campanha, nos debates e programas.

Dilma deve falar também sobre a política econômica que, erguida sobre dois pilares: a solidez da condução da política econômica e a criação e fortalecimento de um grande mercado de consumo de massas, demonstra que ao final de três mandatos, todos os indicadores econômicos do período são positivos e sempre muito melhores que os vigentes em 2002.

O dinamismo da economia e a melhoria das contas públicas no período permitiram a expansão do gasto social e a ampliação do seu impacto distributivo, social e regional. Nesta trajetória, o incremento do emprego e da renda do trabalho foi acompanhado pela ampliação da rede de proteção social. Essa é a síntese do discurso com que Dilma Rousseff deve enfrentar o adversário.

O que fez mudar

Ao apresentar seu novo programa de governo, ela deve destacar que os avanços nele apresentados só serão possíveis de alcançar porque as três primeiras gestões petistas e de partidos aliados, reconheceram direitos que até então eram subtraídos da imensa maioria da população: morar, comer, estudar, ter acesso a serviços de saúde, ao saneamento básico, à casa própria, ao emprego e a um patamar mínimo de renda para ter uma vida digna.

Ao mudar as condições de vida desse enorme contingente de pessoas, trouxe-os à esfera pública, conscientes de seus direitos. São eles que ingressam no mercado de trabalho mais instruídos que a mão de obra anterior; que conseguem chegar à faculdade como os primeiros dentro de suas famílias; que pressionam o poder público com demandas por mais e melhores serviços públicos.

Ela deve enfrentar o adversário Aécio Neves, do PSDB, enfatizando que o governo dos últimos 12 anos, que representa, recusou o pensamento único que anunciava a inevitabilidade da sociedade dual, onde crescimento rimava com desigualdade.

E conseguiu associar crescimento econômico e redução da desigualdade, aumento do salário mínimo e elevação das taxas de emprego, expansão das políticas sociais universais com maior inclusão dos setores mais pobres e vulneráveis da população.

De Brasília
Márcia Xavier