China e Vietnã buscam estreitar laços militares

Os ministros da Defesa da China e do Vietnã acordaram, nesta sexta-feira (17) a retomada gradualmente das suas relações no setor militar e a promoção dos vínculos comuns saudáveis e estáveis, bem como cumprir o consenso de seus respectivos líderes sobre como tratar a disputa marítima.

Soldados do Exército de Libertação Popular da China

O futuro das relações militares foi abordado em conversas oficiais celebradas nesta capital entre os ministros de Defesa da China, Chang Wanquan, e do Vietnã, Phung Quan Thanh, que chegou na quinta-feira (16) a Pequim.

De acordo com as versões oficiais, as duas partes decidiram ampliar a solidariedade entre ambas as forças armadas e serem fiadores de seus governos, dirigidos por seus partidos comunistas, e da causa da construção socialista.

Uma declaração divulgada pela agência estatal Xinhua sublinha que os ministros acatarão o consenso atingido pelos líderes destes dois países vizinhos e desempenharão um papel positivo ao tratar adequadamente suas disputas marítimas e salvaguardar uma situação pacífica e estável.

As relações sino-vietnamitas foram abaladas neste ano por conta de incidentes ocorridos entre as duas partes a partir das perfurações petroleiras realizadas pela China nas proximidades das ilhas Xisha, no mar do sul chinês (oriental para o Vietnã).

Este fato provocou protestos no Vietnã contra companhias estrangeiras localizadas no sul e centro dessa nação, que deixaram cinco cidadãos chineses mortos, umas 20 empresas incendiadas e mais de 1.100 companhias estrangeiras afetadas.

O Vietnã puniu os provocadores dessas manifestações ocorridas em meio a divergências sobre essa área marítima em disputa.

O ministro Chang disse que a visita de alto nível encabeçada por seu homólogo Thanh tem demonstrado uma positiva vontade política do Partido Comunista do Vietnã (PCV) e de suas forças armadas para melhorar as relações bilaterais.

Thanh, por sua vez, expressou que o PCV e as forças armadas de seu país concedem grande importância às relações com a China e valorizam a tradicional amizade entre ambos, bem como sua esperança de que os dois exércitos se convertam no principal sustentáculo dessa fraternidade comum.

Pouco antes de partir para Pequim em sua visita dos dias 16 a 18 de outubro, o ministro vietnamita disse à imprensa em Hanoi que sua visita tinha como objetivo fortalecer uma cooperação integral e amistosa entre ambas as forças armadas.

Fonte: Prensa Latina