Lula sobre tucanos: “Essa gente só gosta de pobre em época de eleição”

“Este país não pode mais ser governado apenas com a cabeça da elite brasileira. Esse país tem que ser governado pelo sentimento do coração. Queremos um país onde todos possam tomar café, almoçar, jantar e estudar”, declarou o ex-presidente Lula durante comício em Manaus, no Amazonas, com o senador Eduardo Braga (PMDB), candidato ao governo do estado, nessa quinta-feira (16).

Lula em Manaus - Adneison Severiano/

Segundo Lula, o candidato tucano Aécio Neves (PSDB) “é capaz de pisar” em pobres. “Essa gente que está disputando a eleição com a Dilma só gosta de pobre em época de eleição”, asseverou.

Lula lembrou qual era a situação quando o país era governado por outro tucano, o Fernando Henrique Cardoso. “Naquele tempo, eles diziam que o salário mínimo não podia aumentar por causa da inflação. Faz doze anos que nós aumentamos o salário mínimo e a inflação está controlada. Não aumentavam o salário, mas aumentam a falta de vergonha na cara deles em levar o povo à míngua”, enfatizou.

Zona Franca

O ex-presidente também falou sobre a Zona Franca de Manaus, destacando que o PSDB é contra o modelo. “Você sabe como os tucanos eram contra a Zona Franca de Manaus, sabe quantas vezes tentaram desviar para a gente não aprovar a prorrogação da Zona Franca por mais 70 anos como a Dilma fez, porque quem mora no Centro-Sul ou quem vive com a bundinha sentada em Brasília não tem noção do que é o Norte e o Nordeste do país”, destacou Lula.

Lula também criticou a postura do tucano Aécio Neves durante debate na TV. “Quando eu vejo um homem na televisão ser ignorante com uma mulher, como ele [Aécio] tem sido nos debates, eu fico pensando: se esse cidadão é capaz de gritar com a presidenta, fico imaginando o dia que ele encontrar um pobre na frente: é capaz dele pisar ou não enxergar", disse o ex-presidente.

Com informações de agências