Líderes chineses pedem mais esforços na luta contra pobreza

Líderes chineses pediram na sexta-feira (17) mais esforços na luta contra a pobreza, durante a comemoração do primeiro Dia de Alívio da Pobreza no país.

Xi Jinping

O presidente da China, Xi Jinping, deu instruções a respeito em uma teleconferência, pedindo que as autoridades mobilizem todas as forças sociais para que se unam à guerra contra a pobreza, pois a tarefa mais árdua para a construção de uma sociedade economicamente ajustada fica nas regiões pobres.

A China deve manter a inovação e tomar ações diferenciadas e específicas para liberar mais pessoas da fome, mencionou.

Embora a China tenha tirado aproximadamente 660 milhões de pessoas da pobreza entre 1978 e 2010, cerca de 82 milhões de pessoas continuavam na pobreza em áreas rurais no fim de 2013, de acordo com dados oficiais.

Os habitantes de áreas rurais com receitas anuais líquidas per capita de 2.300 iuanes (US$ 374,54) ou menos estão classificados como pobres, de acordo com o padrão adotado na China em 2011.

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, destacou que a tarefa de redução da pobreza entrou em uma nova etapa que requer aprofundar as reformas e inovar os mecanismos.

"Devemos reunir o apoio social para superar o desafio e ganhar essa guerra", expressou Li.

O vice-primeiro-ministro Wang Yang, que lidera o trabalho de luta contra a pobreza na China, disse durante a teleconferência que as autoridades locais devem promover diversas plataformas sociais para reunir mais ajuda.

Fonte: Xinhua