Conselho de Segurança da ONU debate crise no Oriente Médio

O Conselho de Segurança da ONU, faz um debate aberto, nesta terça-feira (21), sobre a situação no Oriente Médio, especialmente as questões que envolvem o conflito entre Israel e Palestina. A reconstrução da Faixa de Gaza e a urgência em retomar as negociações de paz estão entre os temas mencionados por alguns dos diplomatas que participarão do evento, o primeiro de três planejados.

Conselho de Segurança da ONU - ONU

Depois de 50 dias de bombardeios de Israel em Gaza, entre julho e agosto, o território foi devastado, o que piorou ainda mais a crise humanitária existente há décadas na região. Há apenas uma semana, o Egito organizou uma conferência de doadores para a reconstrução de Gaza, reunião em que foram oferecidos cerca de cinco bilhões de dólares.

Outra questão importante é a necessidade de relançar as negociações entre as partes, uma reivindicação da comunidade internacional para delinear a solução dos dois estados, para muitos, a única maneira de encerrar a disputa.

Palestinos e israelenses conversaram entre o verão de 2013 e abril deste ano, em uma iniciativa do secretário de Estado americano, John Kerry, mas a abordagem foi destruída pela insistência sionista em colonizar a Cisjordânia.

A complexidade do cenário no Oriente Médio também envolve outros temas como as crises na Síria, Iraque, Líbia e Iêmen, além das ações do Estado Islâmico (EI), grupo extremista no norte do Iraque e partes da Síria, onde crimes e perseguição religiosa e étnica ocorrem.

Uma outra questão é a decisão dos Estados Unidos de bombardear posições do EI na Síria sem o consentimento de Damasco.

Fonte: Prensa Latina