Irã respeita os compromissos nucleares, diz Agência Atômica 

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou que o Irã respeita os seus compromissos no âmbito do acordo provisório alcançado em novembro de 2013 com o Grupo 5 +1.

G5+1 e Irã - AP Photo

No seu relatório divulgado nesta segunda-feira (21), a AIEA anunciou que o país persa adotou uma medida adicional para diluir mais de 4100 kg de urânio enriquecido convertido para uma concentração de até 2% para os níveis de urânio natural.

“O Irã aceitou esta medida adicional quando ele decidiu junto com o G5 +1 (EUA, o Reino Unido, França, Rússia e China, mais a Alemanha) prolongar por mais quatro meses o acordo inicial”, avalia a agência.

De acordo com o referido acordo, intitulado "Plano de Ação Conjunta”, Teerã se comprometeu a manter o enriquecimento de urânio a 5 por cento, incluindo medidas voluntárias para dissipar dúvidas sobre a natureza pacífica de suas atividades nucleares.

Na semana passada, o Irã e o Sexteto concluíram sua última rodada de negociações em Viena, capital da Áustria, a fim de preparar o caminho para fechar um acordo final sobre a questão nuclear persa antes do termino do prazo em 24 de Novembro.

Vários países ocidentais liderados pelos Estados Unidos acusam o Irã de desenvolver seu programa nuclear para fins militares.

Por sua vez, Teerã rejeita essas alegações e insiste em seu direito legítimo de desenvolver seu programa nuclear como um membro da AIEA e signatário do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP).

Enquanto isso, as inspeções da AIEA nas instalações iranianas não encontraram nenhuma evidência de qualquer desvio do programa de energia nuclear no Irã.

Fonte: Hispan TV