Altamiro Borges: Band censura programa sobre educação

A censura tucana em Minas Gerais é descarada. Um autêntico crime contra a liberdade de expressão. Com fartas verbas de publicidade e outros mecanismos de chantagem, o PSDB controla a velha mídia do estado.

Por Altamiro Borges*, em seu blog

tv bandeirantes

No último sábado (18), a Band local simplesmente não exibiu o programa produzido pelo Sindicato dos Professores de Minas Gerais que tratava dos desafios da educação. No horário previsto para ser levado ao ar, a emissora reprisou um programa anterior sem qualquer consulta prévia. Este fato nunca ocorreu nos mais de seis anos de contrato da entidade com a TV Bandeirantes.

Para Gilson Reis, presidente do Sinpro-MG, a não exibição ocorreu devido às críticas feitas ao caos do setor em Minas Gerais. “A educação no estado foi sucateada, e os professores sofrem com baixos salários e falta de condições de trabalho e de infraestrutura adequada para o exercício da profissão. Essa é uma realidade que todos conhecem, embora o governo do PSDB insista em dizer que a educação vai bem em Minas.”

O programa fazia parte das comemorações do Dia do Professor, em 15 de outubro, e trazia vários depoimentos sobre a situação do ensino. A censura comprova, mais uma vez, que a turma de Aécio Neves não tolera a liberdade de expressão e a democracia.

*Altamiro Borges é blogueiro, presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e secretário nacional de Mídia do PCdoB