PIB espanhol cresce só 0,5% no terceiro trimestre

A economia espanhola cresceu 0,5% no terceiro trimestre do ano, um décimo abaixo do período anterior, informou nesta quinta-feira (23) o Banco da Espanha.

Banco da Espanha

Com este resultado Espanha registra cinco trimestres consecutivos no aumento, apoiada, segundo os especialistas da instituição, na normalização do financiamento, níveis de confiança relativamente robustos e favorável evolução do mercado trabalhista.

No entanto, o Banco da Espanha advertiu que o estimado tem um caráter mais preliminar do habitual, devido a mudanças na metodologia e a contabilidade nacional pela decisão de incluir setores como o narcotráfico e a prostituição.

O avanço foi resultado de 0,6 pontos contribuídos pela demanda interna, enquanto a do exterior restou-lhe uma décima.

O reporte estima que o mercado trabalhista manteve uma melhoria, ainda que a um ritmo inferior ao do trimestre anterior, com um crescimento do emprego do 0,4% trimestral e 1,2% interanual.

O Banco da Espanha considerou os resultados consistentes com as previsões de crescimento do Produto Interno Bruto de 1,3% em 2014 e dois% para 2015, conquanto alerta sobre perspectivas negativas da economia internacional e a zona euro.

Fonte: Prensa Latina