Reino Unido enviará drones à Síria

O ministro britânico de Defesa, Michael Fallon, anunciou nesta terça-feira (21) o envio de drones (modelo Reaper) à Síria para recopilar informações sobre o grupo radical Estado Islâmico (EI), que controla várias regiões desse país.

Drones

Fallon explicou na Câmara dos Comuns do Parlamento britânico que os Reapers serão operados junto com aviões Rivet Joint, de reconhecimento.

De acordo com a emissora de rádio e televisão BBC, o ministro não especificou a data de partida, mas assegurou que será em breve.

No final do mês passado, o Parlamento do Reino Unido aprovou a incorporação deste país à coalizão internacional encabeçada pelos Estados Unidos que combate o EI no Iraque, embora o documento aprovado tenha descartado a participação em ataques na Síria.

Hoje, Fallon ressaltou que os drones não têm autorização para usar armamento, o que requer novas permissões.

Londres sustenta estas ações contra o EI sob a alegação de que a formação islamista supõe uma ameaça para a segurança nacional britânica.

Damasco denunciou anteriormente que as mesmas potências ocidentais que atualmente atacam o EI fomentaram e financiaram essa organização e outros grupos armados da oposição síria para remover as autoridades legítimas do país.

Fonte: Prensa Latina