“Se eu fosse brasileiro, votava em Dilma Rousseff”, dizem apoiadores

Não só artistas e intelectuais brasileiros declaram apoio à reeleição de Dilma, diversas personalidades internacionais também reconhecem o novo Brasil, pautado no progresso social que iniciou com o presidente Lula e teve continuidade com Dilma.

Por Mariana Serafini, do Vemelho

Ignácio Ramonet, Eduardo Galeano, Sílvio Roriguez e Tom Morello - Vermelho

Entre os apoiadores internacionais de Dilma está o escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano. Reconhecido mundialmente por suas obras que unem jornalismo, ficção, literatura, análise política e história, o escritor declarou seu apoio à reeleição de Dilma Rousseff.

O jornalista francês Ignácio Ramonet, criador do jornal Le Monde Diplomatique e editor do periódico por muitos anos, também não titubeou em afirmar que se votasse no Brasil seu voto seria em Dilma. Ramonet é reconhecido por seus diversos livros sobre geopolítica e comunicação social.Ex-aluno de Roland Bartes, é doutor em Semiologia, professor de Teoria da Comunicação da Universidade Denis Dederot em Paris e professor associado das universidades de São Petersburgo e Carlos III em Madrid.

O reconhecido escritor argentino Mempo Giardinelli também fez questão de apoiar a reeleição de Dilma. Traduzido em mais de 20 idiomas e premiado em diversos países do mundo, Giardinelli é um dos mais respeitados escritores da América Latina, já lecionou em universidades importantes como a Universidade Iberoamericana no México e a Universidade de Virgínia nos Estados Unidos.

O músico que cantou a Revolução Cubana Silvio Rodriguez é outro apoiador do projeto de governo representado por Dilma. É um dos cantores cubanos contemporâneos mais reconhecidos internacionalmente, considerado um poeta lúcido e inteligente, destaca-se pela capacidade de sintetizar o intimismo e temas universais com consciência social.

O guitarrista da icônica banda Rage Against the Machine, Tom Morello, publicou em sua conta pessoal no Twitter uma mensagem em apoio a Dilma na noite desta quarta-feira (23). O músico disse o seguinte: “Após fazer uma boa pesquisa, eu estou com os camaradas do MST no apoio a Dilma na eleição brasileira para parar a ofensiva da direita”.