PCdoB-RJ repudia invasões do TRE do estado às sedes de entidades

Após fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), munidos de um mandado de busca e apreensão oriundo de ação da coligação que apoia a candidatura do tucano Aécio Neves (PSDB) à Presidência, invadirem a sede da CTB-RJ e o Comitê pró-Dilma  (oficial) e a CUT-RJ, o presidente do PCdoB-RJ divulga nota de repúdio que se segue abaixo:

Direita apela: TRE-RJ apreende material no Comitê de Dilma e faz busca na CTB-RJ

Nesta quinta-feira (23), aqui no Rio de Janeiro, acompanhamos estarrecidos tentativas escandalosas de intimidação política da direita, que, usando sua influência nos tribunais, tenta desesperadamente calar a voz da militância pró Dilma.

Fiscais do TRE entraram no Comitê de Dilma, na Rua da Assembleia, e sem quaisquer argumentos legais, levaram todos os materiais de propaganda. Esse comitê está legalizado e registrado na própria justiça eleitoral. Segundo me disse Adilson Pires, membro da coordenação da Dilma na cidade do Rio, o TRE-RJ alegou a existência de matérias “apócrifos”. Todos os materiais apreendidos, no entanto, obedeciam às normas legais da propaganda eleitoral, com identificação clara, etc.

No mesmo dia, os fiscais também estiveram na sede da CTB-RJ. Neste caso, eles estavam munidos de um mandato de busca e apreensão oriundo de ação da coligação que apoia a candidatura do tucano Aécio Neves (PSDB). No local não encontraram nenhum material de campanha em larga escala, se limitando a apreender materiais individuais dos funcionários e militantes da central classista. Foram apreendidos cerca de 30 adesivos da candidata Dilma e 17 teses do Congresso do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), realizado em 2013.

A CUT-RJ também foi invadida, assim como o comitê dos trabalhadores de apoio à Dilma.

Nada justifica tais ações, qualquer que seja o motivo alegado, pois a livre expressão do povo é garantida por lei.

Fica nítida a esperança de setores da direita, através de medidas desesperadas como estas que denunciamos, de tentar inibir a militância nesta reta final. Não por acaso, essa ação aconteceu um dia após a grande manifestação em apoio à Dilma que aconteceu na Cinelândia, convocada por movimentos sociais e de trabalhadores.

O PCdoB conclama todos a estarem firmes em seus postos de luta. A vontade do povo não será defraudada através da intimidação ou da violência

Não vão nos intimidar! Vamos eleger neste domingo, dia 26, Dilma presidenta, para avançar nas mudanças, em defesa da reforma política democrática e outras reformas estruturais !

João Batista Lemos
Presidente Estadual do PCdoB-RJ