França e Índia parabenizam Dilma e reforçam interesse em parcerias

A França congratulou, nesta segunda-feira (27), Dilma Rousseff por sua reeleição como presidenta do Brasil. O país europeu expressou sua vontade de trabalhar com o governo do país e desenvolver uma parceria estratégica em todos os campos.

Dilma Rousseff e François Hollande durante assinatura de atos.

"Pela segunda vez o povo brasileiro expressou confiança em Dilma Rousseff", disse um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, após os resultados da eleição de domingo, onde a presidente conseguiu a vitória com 51,64% dos votos.

Segundo o texto divulgado, a intenção é que as relações franco-brasileiras girem em torno de três prioridades: o reforço do diálogo político, em especial sobre o clima, o aumento das relações comerciais e de investimento, e uma maior dinâmica de cooperação em pesquisa e intercâmbios universitários.

"É nesse sentido que esperamos continuar a trabalhar com nossos amigos brasileiros", disse o Ministério das Relações Exteriores.

Em dezembro passado, o presidente francês, François Hollande, fez uma visita de Estado ao Brasil.

Índia

Um outro importante parceiro brasileiro também parabenizou a presidenta pela reeleição. O Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi, felicitou Dilma Rousseff por sua vitória nas eleições presidenciais brasileiras e expressou o desejo de continuar a trabalhar com ela.

"Parabéns a Dilma Rousseff pela sua reeleição como presidenta do Brasil. Meus melhores desejos para ela em seu segundo mandato", escreveu o líder.

Modi disse ainda estar "ansioso para continuar a trabalhar com Dilma Rousseff, para reforçar as relações entre a Índia e o Brasil nos próximos anos."

Junto com a Rússia, China e África do Sul, Índia e Brasil fazem parte dos Brics. Após a mais recente cúpula do grupo, realizada em meados de julho na cidade brasileira de Fortaleza, Modi e Dilma foram entrevistados separadamente.

Naquela época proclamaram o interesse mútuo em aumentar as relações entre os dois países e continuar a trabalhar em conjunto para o fortalecimento dos Brics.

Da redação do Vermelho,
com informações da Prensa Latina