Imprensa comunista repercute reeleição de Dilma Rousseff

Os veículos de imprensa comunista repercutiram em todo o mundo a reeleição de Dilma Rousseff, da coligação da qual faz parte o Partido Comunista do Brasil. A vitória da petista ganhou destaque entre os jornais internacionais.

Dilma debate rede Globo segundo turno - Ichiro Guerra

Poucas horas após a presidenta garantir mais quatro anos de mandato no principal cargo político brasileiro, o site italiano Associazione Marx XXI publicou uma tradução do editorial do Portal Vermelho. “Ufa! A vitória da presidenta Dilma Rousseff, ao ser reeleita neste domingo (26) para mais um mandato na Presidência da República, desperta em primeiro lugar uma confortante sensação de alívio. A nação e o povo estão salvos da restauração conservadora e neoliberal e da regressão civilizacional que representaria o retorno do poder às mãos de uma coligação reacionária liderada pelo PSDB e seu candidato derrotado, Aécio Neves”, diz o texto.

O tradicional jornal cubano Gramma deu destaque ao discurso de Dilma. O periódico enfatizou que líder brasileira confirmou que em seu novo mandato irá realizar as medidas necessárias para a reforma política no Brasil e não vai deixar de lado o combate à corrupção, a melhoria dos indicadores sociais e fortalecer a economia.

"Estou disposta a abrir um grande espaço para o diálogo com todos os atores da sociedade para encontrar soluções mais rápidas para os nossos problemas. O apoio que recebi nesta campanha me dá a energia para seguir em frente com a maior dedicação. Hoje eu estava muito mais forte, mais calma e mais madura para enfrentar essa tarefa que delegaram a mim ", disse a presidenta.

Já o L’Humanité, da França, enfatizou a derrota de Aécio Neves em Minas Gerais, estado o qual governou, mas que votou em sua maioria em Dilma Rousseff.

“Como esperado, a presidenta foi amplamente votada nas regiões mais pobres do Nordeste. Mas se, em grande parte perdeu no estado de São Paulo, a casa do PSDB, (Dilma) obteve uma vitória esmagadora em outros dois importantes estados do Sudeste, Rio de Janeiro e Minas Gerais – o bastião de Neves”.

Tayguara Ribeiro, da redação do Vermelho