Festivais de cinema do Chile e de Bruxelas abrem inscrições

Dois festivais internacionais de cinema abriram inscrições: o 11º Festival Internacional de Curtas de Talca no Chile e o 18º Festival de Cinema de Curta-Metragem de Bruxelas. Para participar do Festival de Talca, que acontece de 6 a 10 de janeiro de 2015, as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro. Já o festival de Bruxelas recebe inscrições até 28 de fevereiro de 2015. O evento acontece de 23 de abril a 3 de maio.

Festival de cinema de bruxelas - Divulgação

No festival chileno, podem ser inscritas curtas-metragens com até 30 minutos de duração, de ficção ou documentário, que não tenham sido lançados antes de 1º de junho de 2013. Obras que participaram em edições anteriores do festival estão vetadas. Os filmes devem ser legendados em espanhol ou inglês, sendo que os selecionados deverão disponibilizar obrigatoriamente uma cópia com legendas em espanhol para exibição. As inscrições devem ser feitas pelo site Festhome mediante o pagamento de uma taxa no valor de U$S 5.

Os curtas de ficção inscritos podem concorrer aos prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro, além de prêmios especiais do júri. Já os curtas de documentário estarão na competição pelo troféu de Melhor Documentário e do Prêmio Especial do Júri. As demais categorias da mostra competitiva são exclusivas para produções chilenas.

Na Bélgica, artistas brasileiros podem submeter seus curtas-metragens de ficção e animação na Competição Internacional ou na Competição Próxima Geração, voltada ao trabalho de estudantes matriculados em escolas de cinema. Para ambas as categorias os filmes devem ter sido finalizados a partir de 1º de novembro de 2013 e ter até 30 minutos de duração. As inscrições devem ser realizadas inteiramente pela internet, por meio dos sites Reelport, Festhome ou Clickforfestivals. A taxa varia de 9 a 6 euros.

Os curtas selecionados para a Competição Internacional concorrem ao Grande Prêmio, no valor de 3 mil euros, ao Prêmio Especial do Júri, de 1 mil euros, ao Prêmio da Audiência, de 1,5 mil euros, além de prêmios de 1 mil euros para o melhor ator e a melhor atriz. O festival se compromete a custear quatro diárias de hotel para os diretores que tiverem seus filmes selecionados e parte dos gastos com a viagem.

Veja mais informações sobre o 11º Festival Internacional de Curtas de Talca no Chile e sobre o 18º Festival de Cinema de Curta-Metragem de Bruxelas.