Margaridas em Marcha combatem a violência contra a mulher no Piauí

Mais uma atividade das Margaridas em Marcha, no combate à violência contra as mulheres do campo, da floresta e das águas é realizada, desta vez no Piauí. A oficina estadual de capacitação começou nesta terça-feira (28) e segue até quinta-feira (30), conta com a participação de dirigentes sindicais, lideranças de base, representantes de movimentos sociais e organizações de mulheres.

Marcha das Margaridas 2011 - Contag

De acordo com a Secretária de Mulheres da Fetag-PI, Francisca Gilberta (conhecida como Caçula), o principal objetivos do encontro é identificar e refletir sobre a situação de violência contra as mulheres trabalhadoras rurais no estado do Piauí.

"O debate visa ainda definir estratégias para o enfrentamento à violência contra as mulheres trabalhadoras rurais; avaliar o processo de criação do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e o trabalho de atendimento pelas Unidades Móveis”, explicou a Secretária.

Além disso, segundo Caçula, durante o evento serão definidas estratégias para a participação dos movimentos sociais no Fórum Estadual de modo a garantir seu funcionamento e a realização de suas metas.

“Vamos refletir sobre o quadro de violência contra as mulheres trabalhadoras rurais, definir estratégias e ações para a prevenção e atendimento às mulheres em situação de violência e debater as atribuições das gestoras públicas e ainda, definir as responsabilidades dos movimentos sociais no processo de enfrentamento à violência contra as mulheres”, declarou.

O encontro vai contar ainda com a participação de representantes da Contag, Secretaria Pública para Mulheres (SPM) e Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres.

Por Mariana Serafini, da redação do Vermelho
com Contag