Vanessa Grazziotin cumprimenta Dilma e defende reforma política

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) saudou a presidenta Dilma Rousseff pela reeleição. Ela enfatizou, em sua fala, que o país não está dividido e que o resultado das urnas revela o desejo do povo de continuidade e de aprofundamento da política adotada nos últimos governos.

Vanessa Grazziotin cumprimenta Dilma e defende reforma política - Agência Senado

Ela falou também sobre os desafios para o novo governo de Dilma Rousseff, sendo um deles a reforma política. “(A reforma política) pode não ser a principal, mas é muito importante, sem dúvida nenhuma”, afirmou a senadora, acrescentando que na política atual manda quem tem o poderio econômico.

A senadora disse que não pode ser mantida a situação atual, em que as empresas privadas financiem as campanhas eleitorais. “Se as empresas puderem continuar contribuindo, que contribuam com todos, igualmente, mas não com aqueles que elas escolhem. Isso está errado”, afirmou.

Vanessa Grazziotin lembrou que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado já aprovou um projeto de sua autoria que proíbe a doação de empresas para campanhas eleitorais. E, como relator da proposta, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) pediu que o projeto seja votado logo pelo Plenário.

Mulheres e democracia

Como Procuradora da Mulher no senado, Vanessa Grazziotin ressaltou o fato de a primeira mulher eleita presidenta ser também a primeira reeleita para o cargo, “o que tem um simbolismo muito importante num país como o Brasil, no qual as mulheres ainda estão alijadas do poder e sofrem discriminação”, avaliou.

Ela destacou que esta foi a sétima eleição direta consecutiva para presidente da República. Em sua avaliação, isso demonstra o amadurecimento político e o fortalecimento das instituições. Demonstra também a capacidade do povo brasileiro de construir, de forma unida, um país democrático e plural.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado