Ucrânia e Rússia chegam a acordo temporário sobre o gás

Depois de vários meses de negociações dificílimas, a Rússia e a Ucrânia encontraram finalmente, com a mediação da União Europeia, uma solução temporária para a questão do gás, tendo concatenado o chamado “pacote de inverno” de fornecimentos de gás da Federação da Rússia à Ucrânia.

Reunião sobre gás : Ucrânia e Rússia - Voz da Rússia

A Rússia fez concessões, mas segundo se informa, os itens mais importantes para a Federação da Rússia foram aprovados, isto é, a Ucrânia vai pagar pelo menos uma parte da sua dívida do gás, o regime de pré-pagamento de novos fornecimentos de gás continua em vigor, os preços contratuais do gás continuam os mesmos e o custo do combustível para a Ucrânia durante o inverno foi determinado tendo-se em vista o respectivo desconto.

O reinício de fornecimentos de gás à Ucrânia, que garante o trânsito ininterrupto deste hidrocarboneto através do seu território para a União Europeia durante o inverno, foram assinados na noite da quinta para sexta-feira (31), em Bruxelas. Apesar disso, várias questões continuam sem solução. A mais importante delas é esta: será que Kiev terá realmente dinheiro para pagar o gás russo como tem declarado?

Ao intervir na conferência de imprensa final, o ministro da Energia da Federação da Rússia, Alexander Novak, fez lembrar que as conversações trilaterais sobre o gás tinham sido iniciadas por iniciativa do presidente Vladimir Putin. Ainda em abril o chefe do Estado russo enviou uma carta aos líderes dos países europeus exortando a promover imediatamente consultas com vista a estabilizar a economia da Ucrânia e garantir os fornecimentos e o trânsito do gás. O presidente russo chamou atenção para a necessidade de observar rigorosamente as cláusulas do contrato.

Um importante momento do plano de inverno firmado é o fato de que o contrato assinado em 2009 para o fornecimento de gás russo à Ucrânia até 2019 continua em vigor.

Além disso, o plano provisório final contém intactos todos os acordos, firmados há algumas semanas, entre a Federação da Rússia, União Europeia e Ucrânia, a respeito do preço do gás, esquema de pré-pagamento e amortização parcial da dívida.

Fonte: Voz da Rússia