Rússia reconhece as eleições no Leste da Ucrânia

A Rússia reconheceu as eleições realizadas no Sudeste da Ucrânia, informou em um comunicado o Ministério das Relações Exteriores do país. O órgão apontou também que Moscou respeita a manifestação da vontade dos habitantes da região.

Alexander Zakharchenko, líder do Leste da Ucrânia - Voz da Rússia

“As eleições nas regiões de Donetsk e de Lugansk foram, de um modo geral, muito bem organizadas sendo o índice de comparecimento do eleitorado bastante alto”, apontou o ministério. “Nós respeitamos a manifestação da vontade dos habitantes do Sudeste. Os representantes eleitos obtiveram mandato para a solução de tarefas práticas de restabelecimento da vida normal nas regiões”.

Ainda segundo o texto, “em vista das eleições realizadas é sumamente importante empreender medidas ativas a fim de estabelecer um diálogo estável entre as autoridades centrais da Ucrânia e os representantes da região de Donbass no quadro dos acordos, firmados em Minsk (capital da Bielorrúsia)”.

Alexander Zakharchenko, atual primeiro-ministro da República Popular de Donetsk (RPD), venceu as eleições, tendo conseguido mais de 50% dos votos dos eleitores.

"Alexander Zakharchenko venceu nas eleições para dirigente da RPD, recebeu o apoio de 765 mil e 340 eleitores, o candidato Kofman conseguiu 111 mil e 24 votos, Vivokoneno obteve 93 mil e 280. Desse modo, a Comissão Eleitoral Central (CEC) da RPD considera que Alexander Zakharchenko foi eleito dirigente da RPD”, declarou Roman Lyagin, presidente da CEC, numa conferência de imprensa.

Voz da Rússia