China: Funcionários públicos devem se adaptar a regras mais rigorosas

Para alguns funcionários públicos chineses, aprender como embarcar em um avião é o primeiro passo na adaptação a regras mais rigorosas aplicadas aos membros do Partido Comunista da China (PCCh).

Bandeira da China

A partir do ano passado, a supervisão e a regulamentação foram endurecidas para combater a corrupção, burocracia e a extravagância, com a proibição rigorosa de práticas como uso de fundos públicos para pagar presentes, banquetes e viagens de feriados.

Em resposta, muitas empresas e bancos do país fecharam salas VIP nos aeroportos para os passageiros de primeira classe, já que funcionários corruptos geralmente pagam suas passagens aéreas de primeira classe com fundos públicos e são usuários frequentes dessas salas.

Como resultado, um chefe do Partido na Província de Hebei (norte) disse não saber como reservar uma passagem aérea e como passar pelo processo de embarque apesar de viajar frequentemente de avião.

Alguns funcionários ficam sem jeito sem ajuda de assessores, que costumavam fazer tudo para eles, e outros estão tentando se familiarizar com o transporte público depois que novas regras proíbem o uso de veículos públicos para fins privados.

Como esses funcionários mancharam gravemente a imagem do partido, este os toma como alvo de sua campanha.

Mais regulamentos são necessários e, mais importante, um mecanismo efetivo e de longo prazo deve ser implementado de modo que a reputação e a pureza do partido sejam restauradas.

Fonte: Xinhua