Motoristas de ônibus de SP pedem fim da violência contra a categoria

O Sindicato dos motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano (Sindmotoristas) de São Paulo vai paralisar a circulação dos ônibus da capital nesta quarta-feira (5) entre as 10h e 14h. Além de paralisar os 32 terminais da cidade, os trabalhadores farão uma manifestação na região do Terminal Parque Dom Pedro 2º.

ônibus incendiado - SP Agora

Os motoristas pedem o fim da violência contra a categoria que constantemente sofre ataques. O estopim para o protesto foi a morte de John Carlos Soares Brandão, funcionário que teve o corpo queimado quando dirigia um ônibus da Viação Santa Brígida, no Parque São Domingos.

O veículo que ele dirigia foi invadido, no dia 18 de outubro, os criminosos jogaram combustível e atearam fogo. John não conseguiu se soltar porque teve dificuldades com o cinto de segurança. Depois de passar quatro dias internado no Hospital Estadual de São Mateus, ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

De acordo com a SPTrans, já foram incendiados 119 ônibus desde o início deste ano, e outros 795 sofreram vandalismo.

Reivindicações

O sindicato exige, entre outras pautas, a investigação da morte de John e a punição dos culpados; exigem ainda que os atentados contra o transporte público sejam qualificados como crimes contra a vida, e não contra o patrimônio, como é atualmente.

Entre as medidas de segurança, os motoristas também pedem a criação de uma delegacia, ou departamento específico, para investigação de crimes contra o os funcionários do transporte público; aumento do policiamento em pontos mais críticos, onde frequentemente acontecem atentados e a instalação de uma Comissão Permanente, entre o sindicato dos trabalhadores, o patronal e órgãos competentes, para buscar soluções concretas para o problema.

Mariana Serafini, da redação do Vermelho
com Sindmotoristas