Novos hábitos de consumo afetam produção de conteúdo na TV
O conteúdo da televisão está sendo afetado pelas novas tendências de consumo da internet. As novas tecnologias, como transmissão por streaming, influenciam a forma como a TV é assistida. O surgimento de novos hábitos propiciou a transformação da realidade de maneira tão profunda que as emissoras precisaram repensar a forma de produção e veiculação dos programas.
Publicado 04/11/2014 17:29

A temática foi discutida no dia 28 de outubro, durante o Festival Internacional de Televisão, realizado no Rio de Janeiro. A experiência do programa Navegador, da Globonews, foi explorada como exemplo de tendência para o futuro da televisão.
“O objetivo da atração é ser uma plataforma para sugerir temas, coisas, que a gente nem se dá conta que poderia existir. Chamamos atenção para cenas culturais, que geralmente não estão nos grandes jornais, como as que estão sendo desenvolvidas nas periferias para milhares de pessoas”, explicou o apresentador da atração, Ronaldo Lemos, que é diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.
O analista político Alê Youssef, que também integra o time de apresentadores do Navegador, falou sobre como a produção foi recebida na TV. “Quando estreamos, uma das primeiras críticas que recebemos foi de que estávamos falando muito, sem dar espaço para discutir tudo. Essa é a lógica da internet, que nós queremos trazer para a TV”, disse.
Para o jornalista Gustavo Gindre, a discussão é mais profunda, já que o Brasil vive cenário de transição. “Enquanto estamos vendo a instalação da TV paga, assistimos, em paralelo, ao fenômeno da chegada da banda larga. O primeiro paradigma estrutural que é quebrado é a grade de programação, com o conteúdo on demand. Além disso, com a internet os dois lados podem enviar e receber mensagens, com a possibilidade de contato simultâneo. Com certeza, a televisão como nós conhecemos não vai mais existir”, opinou.
Fonte: Portal Comunique-se