Câmara de Fortaleza: Sessão Solene homenageará 30 anos de luta da UJS

A União da Juventude Socialista (UJS) receberá, na próxima sexta-feira (07/11), homenagem aos seus 30 anos de atividades em sessão solene no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza. O evento, com início marcado para as 15h, será uma celebração da luta socialista desenvolvida pela entidade ao longo das décadas em escolas e universidades.

A UJS surgiu no movimento estudantil brasileiro em 22 de setembro de 1984, mas hoje atua em diversos segmentos dos movimentos de juventude. O tradicional berço socialista no Brasil se mostra, acima de tudo, uma grande escola de formação política. Por lá, passaram nomes como Manuela D’Ávila (PCdoB), três vezes a deputada mais votada no Rio Grande do Sul, Aldo Rebelo (PCdoB), ministro do Esporte e primeiro presidente da UJS, Orlando Silva (PCdoB), ex-ministro do Esporte, dentre outros.

As intensas manifestações contra a desigualdade promovida pelo capitalismo marcaram toda a trajetória de milhares de jovens, entre estas o direito ao voto, a luta contra privatizações, melhores condições de trabalho e o tão atual combate ao monopólio midiático. Hoje, quadros que foram integrados na UJS participam ativamente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Autor do requerimento para esta realização, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) exalta a relevância do trabalho que uniu jovens em torno de grandes ideais e contribuiu para muitos avanços na nossa democracia. “A UJS merece sempre o reconhecimento pelos muitos cidadãos que formou através de reivindicações por uma sociedade mais justa. Gerações de homens e mulheres há 30 anos têm se erguido das cadeiras de universidades e escolas para levantar a bandeira do socialismo contra o individualismo, a exclusão social e toda forma de discriminação ou preconceito”, afirma o parlamentar.

Formado em História pela Universidade Estadual do Ceará, Evaldo militou no movimento estudantil e foi presidente do Centro Acadêmico do curso. O líder do governo na Câmara esteve sempre em contato com as entidades que buscam discutir política e sociedade nas instituições de ensino. No ano passado, o vereador já havia organizado sessão solene em homenagem aos 29 anos da UJS.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)