Cida fala sobre poesia e literatura em projeto do Sesc, nesta 5ª

A poeta, advogada e secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, é a convidada da última edição do ano do projeto Meu vizinho, o escritor. O evento, que acontece nesta quinta-feira (07), às 19h, na Praça do Entroncamento, Espinheiro, Recife, é promovido pelo Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira, do Sesc/PE.

"Vou falar sobre a vida, a literatura, recitar poesia e ler textos em prosa. Vamos exibir alguns filmes do projeto Olhares sobre Lilith, que filmou poemas de minha autoria. As provocações serão feitas por José Manoel Sobrinho", explica Cida.

Sobre o projeto

Segundo os organizadores, o projeto Meu vizinho, o escritor surgiu para dar visibilidade ao escritor e seu ofício. Sempre participam escritores locais e inicialmente era realizado dentro de uma biblioteca. Neste ano foi trabalhado como tema central as memórias, para serem vivenciadas em praça pública, a partir da ideia do alargamento do seu alcance e da identificação do escritor com o espaço territorial onde reside, circula e faz suas tarefas cotidianas.

"Nos tempos atuais às vezes essa profissão é invisível e sem identidade social própria. Quase todos os escritores exercem outra função profissional para garantirem a sobrevivência. Não raro são conhecidos como médicos, camponeses, professores, funcionários públicos, bancários, operários… Para os seus vizinhos são Seu Fulano, Dr. Beltrano, o pai de Sicrano… E como repensar essa invisibilidade? Inspirados em Castro Alves, que dizia: “A praça é do povo como o céu é do condor”, ousamos dizer: A praça é do escritor! Caros vizinhos, venham conhecê-lo".

Audicéa Rodrigues, com informações do Sesc/PE
Do Recife