Colômbia incrementará reservas e produção petroleira
"A Colômbia executa 55 programas pilotos de recuperação melhorada no âmbito petroleiro que, se tiverem êxito, permitirão incrementar as reservas e a produção em antigos jazimentos", assegurou o ministro do setor, Tomás González.
Publicado 06/11/2014 15:57

"Tais processos consistem em injetar aos poços vapor ou polímeros para facilitar a mobilidade dos hidrocarburetos e poder extrair mais recursos de um mesmo depósito", explicou Gonzáles.
Em outubro a produção petroleira do país atingiu novamente a marca de um milhão de barris médio por dia, uma cifra superada só nos meses de janeiro e fevereiro, agregou González durante as sessões do Congresso Internacional Expo Oil & Gás, com sede em Bogotá.
Apesar da boa notícia, o titular do setor admitiu que existe incerteza no grêmio devido a fatores externos como a queda dos preços e a razões internas, entre elas, dificuldades para obter licenças ambientais, assinala o jornal El Portfolio, especializado em temas econômicos.
Ante esta realidade, o chefe da carteira afirmou que são necessários ajustes tanto do governo como das empresas para acelerar a descoberta de novas reservas e aumentar a produção.
Ao falar de projeções, o ministro expressou que urge empreender um trabalho pedagógico a fim de fomentar a exploração dos hidrocarburetos não convencionais, um tipo de jazimento que requer estimulação hidráulica para seu desenvolvimento a partir das chamadas rochas geradoras ou rochas-mãe.
Fonte: Prensa Latina