Saarauis poderão retomar luta armada contra Marrocos, diz chanceler

O povo saaraui poderá retomar as armas contra a ocupação marroquina, tendo em vista a inércia internacional, afirmou o chanceler da República Árabe Saaraui Democrática (RASD), Mohamed Salem Ould Salek.

Saara Ocidental - Reuters

“Devido ao desrespeito de Marrocos à legislação internacional não nos ficará outra opção”, disse Ould Salek à agência argelina APS, em alusão à ocupação por Rabat do Saara Ocidental, e ao bloqueio dos diálogos em Nova York promovidos pela ONU.

Os saarauis insistem na realização de um referendo no território, rico em fosfato, invadido e anexado pela monarquia marroquina em 1975 depois que a Espanha retirou suas forças militares da região sem entregar o território à população nativa.

O então monarca marroquino Hassan II organizou a chamada Marcha verde na qual enviou dezenas de milhares de seus súditos para ocupar a ex-colônia espanhola.

A anexação do Saara Ocidental é considerada ilegal pela comunidade internacional, mas é ignorada pelos países árabes pois consideram que o surgimento de outro Estado é uma forma de atomização.

Durante a celebração na semana passada do 35º aniversário da anexação do Saara, o rei Mohamed VI assegurou que "Marrocos seguirá no Saara e o Saara seguirá em Marrocos até o fim dos tempos".

Fonte: Prensa Latina