Dilma viaja rumo à cúpula do G-20 na Austrália

A presidenta Dilma Rousseff viajou nesta segunda-feira (10) à noite rumo à Austrália, para participar na cúpula do G-20, que se realiza nos próximos sábado e domingo (15 e 16), na cidade de Brisbane. Ela fará uma parada em Doha, Catar, onde se reunirá com o emir Tamim Bin Hamad al-Thani.

A presidenta Dilma Rousseff viajou nesta segunda-feira (10) à noite rumo à Austrália

A presidenta cumprirá vários compromissos na capital catarense, entre estes reuniões com o monarca Al-Thani no Palácio Real, com quem abordará os caminhos para estreitar relações bilaterais.

A chegada à Austrália está prevista para a quinta-feira (13) e, antes da cúpula do G-20, Dilma terá reuniões bilaterais com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; a chanceler da Alemanha, Ângela Merkel; o presidente chinês, Xi Jiping, da Rússia, Vladimir Putin, e da África do Sul, Jacob Zuma.

Com Obama, Dilma terá o primeiro encontro oficial desde setembro de 2013, quando se realizou a anterior reunião do G-20, em São Petersburgo, Rússia, em meio à crise diplomática gerada pelo escândalo da espionagem dos Estados Unidos no Brasil, denunciado pelo ex-agente norte-americano Edward Snowden.

O secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Carlos Cozendey, destacou que no encontro do G-20, que reúne as maiores economias do mundo, serão avaliados os caminhos para retomar o crescimento econômico mundial.

O Brasil apoia que este caminho seja adotado com a implementação de medidas a curto e longo prazos, sem afetar os setores sociais, indicou Cozendey em declarações à imprensa.

O G-20 é formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Itália, França, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México, Rússia, África do Sul, Turquia e a União Europeia, esta como bloco.

Fonte: Prensa Latina