Ucrânia afirma não ter planos de reaver cidades do leste pela força

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Pavel Klimkin, declarou que as autoridades ucranianas não planejam uma operação militar para reaver os seus territórios no leste do país, mas sim uma solução política.

Donetsk Ucrânia

"Trata-se de uma decisão política. Esta operação militar também poderia afetar a população civil, os cidadãos ucranianos", disse o ministro em uma entrevista ao jornal alemão Rheinische Post.
O chanceler sublinhou que o governo da Ucrânia tem a intenção de continuar o cessar-fogo e a busca de uma solução política.

Segundo Klimkin, a situação econômica em Lugansk e Donetsk continuará a deteriorar-se. "Tentamos fornecer o máximo de ajuda humanitária, nós tomamos uma decisão difícil de continuar a fornecer eletricidade e gás, embora estas entregas não sejam pagas. Não podemos abandonar as pessoas", disse o ministro.

Segundo ele, se os insurgentes começarem novamente a atacar as posições do exército ucraniano, os militares lhes darão uma resposta digna, uma vez que, ultimamente, a sua capacidade de combate tem aumentado substancialmente. "Hoje, nas fileiras do exército ucraniano estão milhares de soldados que podem combater e já provaram isso", disse o chefe do Ministério das Relações Exteriores ucraniano.

Fonte: Voz da Rússia