Encontro de formação da Contag encerra com agenda de compromissos

O 4º Encontro Nacional de Formação da Contag encerrou na última sexta-feira (17) com a assinatura de uma longa agenda de compromissos. A atividade que durou uma semana inteira fortaleceu o debate entre os militantes da base.

4 Enafor - Maykon Yamamoto|Contag

Os três diretores responsáveis pela realização do evento, Juraci Souto, secretário de Formação e Organização Sindical; Aristides Santos, de Finanças e Administração e Lúcia Moura da Terceira Idade, participaram da plenária de encerramento, realizada na Praça Enafor.

“Sim, é possível outro Brasil e outro mundo. Temos que ter um forte desafio com a democracia participativa e construir um novo poder que é o poder do povo. Além de um novo modelo econômico, onde a vida não se mercantiliza. Temos que ter uma economia a serviço dos povos, e uma cultura voltada para essa diversidade. Temos, ainda, que fortalecer os movimentos populares e sociais. Tudo tem que estar a serviço de um mundo novo, de uma pátria livre. A luta continua por esse mundo novo que merecemos!”, destacou a educadora Nélida Cespedes Rossel do Ceaal.

Os dirigentes da Contag reafirmaram o compromisso do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) com a formação sindical e de base, que precisa ser ainda mais fortalecida.

Lúcia falou do sentimento depois de uma semana intensa de discussão sobre a formação de base. “Tivemos uma semana cheia e bem positiva. Terminamos com o sentimento de todos já voltarem para o 5º Enafor. Estamos com a sensação de dever cumprido. Acredito nas propostas que vieram e vamos sair daqui mais comprometidos e comprometidas com a formação de base".

Entre os objetivos estabelecidos na agenda de compromissos está: intensificar os processos de formação de base, que afirma a defesa da mãe terra, fortalecendo a consciência ecológica dos povos; ampliar a compreensão do campo como lugar de expressão da vida e vivência dos princípios da agroecologia, articulando saberes, fazeres e sentimentos.

Para a formação a agenda prevê ampliação na educação de jovens de base, valorização dos conhecimentos e saberes populares construídos a partir de experiências; fortalecimento da Rede de Educadores e Educadoras da Enfoc (Escola de Formação da Contag); ampliação e fortalecimento dos Grupos de Estudos Sindicais, acolhendo as demandas locais de formação a partir dos temas trabalhados pela Enfoc, contemplando todos os sujeitos e fomentar o papel da formação sindical junto às Secretarias da Contag, Federações e sindicatos.

Do Portal Vermelho, com Contag