Lançamento marca preparação para a 5ª Marcha das Margaridas

 Margarida Alves presente, agora e sempre! O lançamento da Marcha das Margaridas, principal ação de massa das mulheres trabalhadoras rurais da América Latina foi embalado por muita música, animação e emoção das margaridas, dos participantes do 4º Encontro Nacional de Formação (Enafor), das autoridades e dos convidados nacionais e internacionais presentes no evento, realizado na noite desta terça-feira (11).

Lançamento da 5ª Marcha das Margaridas - Contag

O ato de lançamento foi iniciado com uma mística protagonizada pelas margaridas de todo o país e com a exibição do vídeo de preparação para a 5ª edição da Marcha das Margaridas.

Para o evento, foi montada a Praça Margarida Alves, que contou com a presença da secretária de Mulheres da Contag, Alessandra Lunas, da secretária de Jovens, Mazé Morais, da secretária de Terceira Idade, Lúcia Moura, do presidente Alberto Broch, das coordenadoras estaduais de Mulheres Trabalhadoras Rurais, das parceiras da Marcha das Margaridas, de representantes das centrais sindicais CTB e CUT, da ministra de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, de representantes das entidades internacionais, da presidente do Consea, Maria Emília Pacheco, da coordenadora de Políticas para Mulheres do MDA, Karla Hora. O ato também contou com a participação dos outros diretores da Contag, das Fetags, de secretários de Estado, do presidente do Incra e outros representantes do governo federal.

Leia mais: 
Lançamento da Marcha das Margaridas 2015 será durante curso de formação da Contag

Alessandra Lunas, coordenadora geral da Marcha das Margaridas abriu o diálogo resgatando os desafios enfrentados pelas margaridas durante as eleições desse ano, como o discurso conservador e o tratamento dado às mulheres candidatas nos debates políticos. “Nos indignamos a cada vez que vimos o destrato dado à presidenta Dilma na tentativa de desconstruir as conquistas obtidas durante seu governo, sempre tivemos a clareza do projeto político que defendemos e, para nós, representa muito ter uma mulher na presidência da República. Vamos seguir marchando para continuarmos avançando nas políticas públicas”.

A dirigente também destacou que a 5ª Marcha das Margaridas já traz consigo uma grande responsabilidade. “Não dá tempo de guardar as nossas bandeiras, pois já sofremos um ataque ao sair das urnas. A derrubada do decreto presidencial que institui a criação da Política Nacional de Participação Social não é um ataque à presidenta e sim à democracia brasileira. Já conquistamos muitas coisas nas marchas anteriores. Mas, em muitos municípios, nem recebem as mulheres para dialogar. Só 11,72% dos municípios brasileiros têm alguém que discuta políticas para as mulheres. Como vamos fazer que as políticas para as mulheres aconteçam se na maioria dos municípios nem tem gestores públicos para tocar essa pauta?”, questionou Alessandra.

Para finalizar, a secretária de Mulheres da Contag fez alusão ao lema da próxima edição da Marcha das Margaridas: Margaridas seguem em marcha por desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade. “São muitas razões para marchar!”

A ministra Eleonora Menicucci, representando a presidenta reeleita Dilma Rousseff, também relembrou o processo eleitoral. “A elite não admite que o povo brasileiro tenha conseguido colocar no Palácio do Planalto um presidente operário, que teve a sensibilidade de escolher a primeira mulher presidenta da República. Vamos seguir para o quarto mandato de um projeto político de inclusão social de todas as populações, que são diferentes, mas que precisam ter um protagonismo igual. Nunca antes nesse país as mulheres tiveram um protagonismo tão consolidado.”

A ministra destacou, ainda, a importância da Marcha das Margaridas para as mulheres trabalhadoras rurais e para os avanços nas políticas públicas. “Hoje, a Marcha das Margaridas é lançada com a certeza da consolidação da sua pauta e de todas as conquistas. A história de Margarida Alves está cravada em todas nós mulheres. As Unidades Móveis de enfrentamento à violência foram entregues e os fóruns foram reorganizados. Agora, o que precisamos é que vocês façam o monitoramento e o controle. Essas políticas são fruto das Marchas das Margaridas”.

Eleonora finalizou com o seu compromisso para a próxima edição: “Nesse ano, quero assumir o compromisso, em nome da presidenta Dilma, de que estamos absolutamente irmanadas com a Marcha das Margaridas, e faremos todo o possível e impossível para que as condições, aqui em Brasília, sejam as melhores possíveis”.

Já o presidente da Contag, Alberto Broch, finalizou o lançamento com uma importante convocação a todo o MSTTR. “Convocamos todos os diretores e diretoras das 27 Federações e dos mais de 4.000 sindicatos para que se empenhem ao máximo para fazer desta a mais bela Marcha das Margaridas”.

Fonte: Contag