China e Índia fazem exercícios militares conjuntos

Tropas da Índia e da China iniciaram a quarta edição dos exercícios "Da mão" no sul-ocidental território de Pune, a fim de compartilhar experiências no combate ao terrorismo, indicaram fontes militares.

soldados chineses - Reprodução

As manobras estender-se-ão até o próximo dia 25 de novembro e incluem procedimentos de busca e registo, desativação de artefatos explosivos, cruze de obstáculos, disparos com diversos tipos de armas e operações helitransportadas especiais.

O objetivo destes encontros é aumentar a confiança, o entendimento e o respeito entre os exércitos dos dois países, bem como capacitá-los para lidar contra o terrorismo no marco do mandato das Nações Unidas, afirmou o ministério índio de Defesa.

Os dois gigantes da Ásia compartilham uma fronteira de quatro mil e 500 quilômetros que tem sido motivo de numerosos esbarroes diplomáticos e militares, o mais grave dos quais foi uma breve guerra em outubro de 1962, a mais de quatro mil metros na cordilheira do Himalaia.

Mas nos últimos tempos as duas nações têm realizado esforços paralelos para aliviar as tensões.

As duas primeiras edições dos exercícios conjuntos aconteceram em 2007 (Belgaum, Índia) e em 2008 (Kunming, China).

Uma posterior negativa de Pequim em conceder visto a um alto chefe militar índio acabou em um impasse de cinco anos os intercâmbios em defesa.

Os treinamentos seguintes levaram-se a cabo nas cercanias da cidade chinesa de Chengdu em novembro do ano passado.

Fonte: Prensa Latina