Lavrov e Kerry debatem sobre negociações com o Irã

O chanceler Serguei Lavrov e seu homólogo estadunidense, John Kerry, analisaram em Viena as negociações nucleares dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha com o Irã, confirmou nesta segunda-feira o Ministério de Relações Externas russo.

Serguei Lavrov (esq.) e John Kerry

As partes debateram detalhadamente a fase final da rodada negociadora entre o sexteto e o Irã e trocaram opiniões sobre as medidas a serem usadas para facilitar o avanço do acordo sobre a situação em torno do programa nuclear iraniano.

Sem dar detalhes, o texto publicado na conta ministerial do Facebook destaca que os ministros da diplomacia de Moscou e Washington debateram outros temas internacionais e alguns assuntos da agenda bilateral.

O chanceler russo chegou no domingo (23) à capital austríaca e, segundo a nota, também sustentou um encontro com o ministro de Relações Externas do Irã, Javad Zarif.

A última rodada sobre o programa nuclear iraniano começou 18 de novembro em Viena com a meta de selar nesta segunda-feira um documento que elimine as elocubrações do Ocidente sobre o caráter pacífico desse projeto e suspender as sanções impostas a Teerã sobre a base de suposições.

Fontes diplomáticas citadas pela agência AFP disseram que as consultas poderiam ser prolongadas por mais 12 meses.

O Irã reivindica o direito ao uso do átomo em função de seu desenvolvimento e insiste na orientação pacífica de seus planos energéticos, vinculados à saúde e ao desenvolvimento inovador.

Reitera, além disso, que como nação soberana pode enriquecer urânio sem violar as salvaguardas do Organismo Internacional de Energia Atômica para eliminar a dependência de potências que costumam utilizar as sanções como instrumento de pressão contra países contrários a obedecer suas ordens.

Fonte: Prensa Latina