Reunião do PCdoB-Minas debate desafios e novas diretrizes partidárias

O PCdoB-Minas realiza nos próximos dias 29 e 30 (sábado e domingo) a 4ª Reunião do Comitê Estadual Ampliada. O encontro fará uma avaliação das eleições de 2014 e irá traçar as perspectivas e os desafios colocados a partir da reeleição da presidenta Dilma Rousseff e de Fernando Pimentel governador de Minas Gerais.

A previsão do secretário estadual de Organização, Richard Romano é de que cerca de 90 comunistas – entre membros do Comitê Estadual, quadros e lideranças – debatam ainda a orientação do Comitê Central do PCdoB sobre o engajamento nas lutas pela reforma política e da comunicação.

“Nossa maior expectativa é dialogar com esse público a cerca de nosso balanço; que foi positivo tanto em nível nacional como estadual. Vamos ainda discutir os nossos desafios e as alternativas para termos um Partido cada vez mais atuante, militante e que faça a defesa do governo Dilma e que tenha um projeto mais nítido para as eleições de 2016”, afirmou o dirigente.

No domingo (30), os debates deverão ser centrados na questão da estruturação do Partido no estado e no funcionamento dos Comitês Municipais. Segundo ele, uma inovação já aprovada pela direção partidária é que, a partir de 2015, os Encontros Macrorregionais do PCdoB-Minas tenham dois dias de duração. “Nossa expectativa é realizar no primeiro dia um curso de formação do Partido e no segundo dia debater as diretrizes da direção estadual”.

A reunião também irá aprovar resoluções referentes ao funcionamento dos Comitês Municipais e das Macrorregionais, e sobre a contribuição financeira dos quadros do Partido. A direção nacional do PCdoB será representada pelo secretário de Relações Internacionais do Partido e membro do Comitê Central do PCdoB, Ricardo Alemão Abreu.

“A tendência nos estados é justamente pegar a avaliação do Comitê Central, acrescentar a nossa e fazer uma espécie de relançamento do Partido a partir do novo patamar das urnas. São novos desafios. Em nível estadual temos a tarefa de, pela primeira vez, compor as forças que irão governar”, enfatizou Richard.

Ele explicou ainda que será feito um informe do desenho do organograma do estado. O PCdoB-Minas iniciou no início do mês de novembro uma série de consultas internas sobre a participação dos comunistas no próximo governo. “O ponto central de nossos debates hoje é assegurar que o nosso presidente estadual, Wadson Ribeiro, assuma o mandato na Câmara. Além disso, estamos discutindo a nossa atuação no primeiro escalão do governo e nossa participação no conjunto do governo”.

Da redação do Vermelho-Minas,
Mariana Viel