Estados dos EUA protestam após absolvição de policial em Ferguson

As manifestações contra a decisão do tribunal de júri da cidade norte-americana de Ferguson (subúrbio de St. Louis) que absolveu o policial Darren Wilson, que tinha matado a tiros Michael Brown de 18 anos, realizaram-se nesta terça-feira (25) em 38 estados norte-americanos.

Protesto em Ferguson

Os principais slogans dos manifestantes eram "Detenham e acusem o policial culpado do assassinato de Michael Brown", "Parem a ocupação dos policiais da cidade Ferguson", "Declarem anistia incondicional para aqueles que foram detidos desde 10 de agosto".

O impulso para os confrontos nas ruas de Ferguson (estado do Missouri) foi o assassinato do jovem negro Michael Brown pelo policial Darren Wilson. Como sua justificação as autoridades declararam que Brown e seu amigo "representavam perigo" para a sociedade porque dez minutos antes do assassinato "eles tinham assaltado uma tabacaria".

Contudo, rapidamente se descobriu que Brown foi alvejado na testa quando estava de joelhos e com os braços no ar. Em geral, os habitantes da cidade consideram o ato do policial como um abuso e um assassinato, tendo respondido à minoria branca com protestos e atos de desobediência civil. Desde então a atmosfera em Ferguson se tem agravado.

A nova onda de confrontos se iniciou na segunda-feira, dia 24, após a publicação da decisão absolutória do júri sob o caso de Darren Wilson. Os protestos se alastraram por vários estados norte-americanos.

Fonte: Voz da Rússia