Apesar da crise internacional, desemprego é decrescente, diz ministra

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, afirmou nesta quarta-feira (26) que o país tem registrado uma trajetória de queda da extrema pobreza e não deve se concentrar apenas no indicador do ano atual. 

Tereza Campelo ministra - Agência Brasil

Convidada para uma audiência pública na Câmara dos Deputados, Tereza Campello ainda explicou para os deputados, reunidos na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, que há uma flutuação normal desses números e uma margem de erro dos levantamentos que precisa ser considerados.

"Mesmo em situação de crise internacional, o Brasil continua tendo taxa decrescente de desemprego. Não podemos só olhar os indicadores que não nos favorece, temos que olhar os indicadores favoráveis e um deles é a aumento da renda média do brasileiro”, afirmou a ministra.


Leia também

Mesmo com terrorismo econômico, emprego e renda continuam a subir

Tereza Campello foi convidada para explicar os números divulgados no início deste mês que apontam que pela primeira vez, em dez anos, aumentou o número de indivíduos em situação de miséria no Brasil. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2013 a população abaixo da linha de extrema pobreza aumentou 3,68%, passando de 10.081.225, em 2012, para 10.452.383 no ano passado.

O governo tem destacado números das últimas edições da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad) que apontam que, em 2012, a renda dos 5% mais pobres no ano cresceu 20% acima da inflação. Os dados também mostram que, somado a 2013, o crescimento desta renda chega a 4,2%. A argumentação é que não é possível analisar os dados por apenas um ano, quando o país ainda se mantem com queda da extrema pobreza 50% maior que a prevista pelas metas do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU).

Compromisso de Dilma no combate às desigualdades

A ministra ainda lembrou que “o compromisso da presidenta [Dilma Roussef] é manter o Brasil sem Miséria e os gastos com o Bolsa Família”, descartando riscos da crise internacional impactar no programa do Planalto de manutenção da atual política econômica.Tereza Campello afirmou que as prioridades continuarão sendo a manutenção das taxas de emprego e renda e descartou que o aumento da inflação tenha provocado crescimento do número de miseráveis. “Teria crescido também a taxa de pobres”, disse.

Parlamentares da oposição, como o deputado Ronaldo Caiado (DEM/GO), atacaram o fato dos números serem divulgados apenas depois das eleições. “Vou requerer à Advocacia Geral da União (AGU) para saber porque interditar os números do Ipea no período das eleições”, afirmou, ao afirmar que o governo se beneficiou dessa divulgação pós pleito.

Tereza Campello rebateu e afirmou que “a AGU deu uma orientação geral para o conjunto dos órgãos” e que a decisão do Ipea sobre as divulgações foi tomada em agosto pelo próprio órgão. “É uma decisão tomada em agosto e não à luz da divulgação da PNAD”, completou. Na tentativa de afastar as acusações sobre uso eleitoreiro, a ministra ainda afirmou que os dados sobre o número de miseráveis estavam disponíveis na página do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) na segunda quinzena de setembro.

Fonte: Agência Brasil