Lucimara Passos destaca a importância do Dia da Consciência Negra

Para destacar o Dia da Consciência Negra, comemorado hoje, dia 20 de novembro, a vereadora Lucimara Passos destaca a importância da data para o povo brasileiro. “A data tem uma grande importância e significado para o povo negro brasileiro, além de dar visibilidade a cultura e história desses povos, vem assegurando mecanismos de promoção da autoestima e implementação de políticas de reparação”, afirma.

A população negra brasileira – que já era a maior fora da África – ultrapassou a casa dos 100 milhões de pessoas, de acordo com o estudo “Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade para o período 2000/2060 e Projeção da População das Unidades da Federação Por Sexo e Idade para o período 2000/2030″ do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda para Lucimara, ressaltar a importância da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial no Brasil, instituída em 2013 pelo Governo Federal, é um avanço significativo para vencer o atual quadro de desigualdades. “O crescimento da população em geral, e da negra, em particular coloca por terra a visão que pretende impor ao Brasil os valores herdados dos nossos colonizadores como, por exemplo, o padrão de beleza, religião, vestuário, alimentação”, avalia.