​Entrevista com o deputado eleito, Átila Jacomussi

 Primeiro deputado comunista eleito pelo ABC desde Armando Mazzo em 1945, Átila Jacomussi é filho de Admir Jacomussi que atualmente exerce seu oitavo mandato de vereador em Mauá. Ainda jovem, por crescer envolto a política, participou do movimento estudantil e passou a coordenar as suas próprias campanhas e organizar reuniões junto a população.

atila

Em 2004 disputou a primeira eleição alcançando 3.884 votos. Em 2008 disputou a reeleição e foi eleito o vereador mais votado da história de Mauá e do ABC Paulista com 8.432 votos. Com um mandato sempre próximo do povo, tratando dos principais da problemas da população. Em 2012m optou por dar um passo a frente e disputou a Prefeitura de Mauá, ficando em terceiro lugar com 26.250 votos.

No segundo turno, apoiou a candidatura do Donisete Braga (PT), fundamental para a vitória. No novo governo foi convidado a assumir a autarquia de Saneamento SAMA onde foi realizado um trabalho histórico, recebendo o prêmio de Melhor Gestor Público. Nestas últimas eleições, Átila Jacoumussi se elegeu Deputado Estadual pelo PCdoB com mais de 62 mil votos, batendo novamente um recorde de votos em Mauá, sendo o Deputado mais votado da história da cidade. Átila Jacomussi concedeu entrevista ao Vermelho SP e relatou um pouco suas expectativas para o mandato.

Pela primeira vez você é eleito deputado, qual foi a trajetória traçada até essa conquista?

Sempre mantive um trabalho próximo do povo. Como vereador, estava sempre presente nas comunidades e mesmo quando terminou a eleição de 2012 nunca paramos com o nosso trabalho. Em 2012 o Lula me falou uma frase que eu nunca esqueci: “ Atila, quando você tiver dúvida sobre o que fazer ou estiver passando por um momento difícil, vá conversar com o povo”. E foi o que sempre fiz. Mesmo como gestor da SAMA nunca deixei de atender a população e encaminhar suas demandas. Minha campanha de deputado foi pé no chão, percorrendo cada rua de Mauá, olhando nos olhos das pessoas. Em todas as cidades em que estive sempre assumi o compromisso de ser um Deputado presente, de ouvir sempre antes as pessoas que estiveram junto com a gente nesse processo ao invés de se trancar no gabinete como as vezes é comum. E o povo entendeu nossa mensagem.

Qual o grande desafio do seu mandato?

O desafio principal é consolidar um mandato participativo, que debata os principais problemas de São Paulo e ao mesmo tempo consiga trazer conquistas concretas para a população. Eu obtive votos em 295 cidades, com destaque para a Região do Grande ABCDMRR. Pretendo trabalhar bastante os problemas das Regiões Metropolitanas e o Desenvolvimento Local.

O que a militância comunista e movimentos populares pode esperar do seu mandato?

Eu sou o primeiro deputado comunista eleito pelo ABC desde Armando Mazzo em 1945. Como todos sabem a região do ABC tem como marca a grande presença de operários e a maioria dos nossos votos vieram desses trabalhadores. Tive um apoio importante dos nossos camaradas da GM, assim como visitei várias fábricas durante o processo eleitoral. Sou deputado de todo o povo paulista, mas quero que meu mandato ajude a construir e fortalecer o PCdoB. Quero ter um diálogo muito próximo das bases partidárias, ajudar a estruturar o partido em cidades que ainda não está organizado e ajudar no projeto político de 2016, ampliando nossa representação nos Legislativos e Executivos locais. Quanto aos movimentos populares, nosso gabinete estará aberto para ouvir e encaminhar suas demandas em todas as frentes.

Como será a figura do deputado estadual Átila Jacomussi em meio a um parlamento extremamente conservador?

Primeiro, exercer a função principal de um deputado, ou seja, parlamentar, dialogar. Não vou assumir uma posição sectária ou de isolamento. É preciso saber fazer política com amplitude sem abrir mão de posições. Outro ponto importante se liga a pergunta anterior. É preciso maior participação direta do povo nas questões. Os movimentos populares, os estudantes, movimento de moradia, precisam se fazer presentes com pautas concretas, só dessa maneira podemos arejar o ar da ALESP. Precisamos de um chamamento para que o povo paulista participe mais das decisões de seus destinos e isso só será possível através da organização das forças vivas da sociedade, intervindo diretamente no processo legislativo.

Qual seu principal campo de atuação e como travará essa luta?

O eixo principal será infraestrutura, transporte e meio-ambiente. Precisamos fortalecer instrumentos de planejamentos regionais, como os Consórcios e Agências de Desenvolvimento Locais. Hoje, principalmente nas Regiões Metropolitanas nós temos um grande processo de conturbação, onde os problemas das cidades não podem mais ser enfrentadas de maneira individual. Na área de transporte temos o problema principalmente da Região Metropolitana de São Paulo da ampliação do Metrô, inclusive para a Região do ABC e a integração dos Sistemas de Transporte Municipais com outros modais, como o Trem e Corredores do Sistema Metropolitano. Na área de Meio-Ambiente destaco principalmente o problema dos Recursos Hídricos e da gestão das Bacias Hidrográficas. Fui gestor municipal de Saneamento e sei o problema que enfrentam as cidades quando se trata de abastecimento e tratamento de resíduos sólidos. Quero fazer um amplo debate nesse campo. E claro, teremos as demandas regionais que deverão ser discutidas, além de demandas específicas de diferentes movimentos. O principal é que vou manter a minha característica de ser um deputado presente, pé no chão, conversando com o povo. Aliás, esse foi nosso slogan “A Cara do Povo”, e não tem como ser a cara do povo se não estiver cotidianamente junto a ele.​