Brasil sediará Semana de Cultura Viva Comunitária

A Semana de Cultura Viva Comunitária será realizada em São Paulo, entre os dias 2 a 7 de dezembro. Ao todo, representantes de 17 países da América Latina vão participar do encontro. O objetivo do evento será promover o intercâmbio e a integração entre os grupos participantes, que simbolizam a diversidade cultural latino-americana.

Semana de Cultura Viva Comunitária - Divulgação

Estarão presentes griôs e mestres de tradição oral, coletivos periféricos, indígenas, povos tradicionais de terreiro e representantes de organizações culturais comunitárias latino-americanas e da cultura popular brasileira.

As atividades de diálogo, formação e reflexão serão realizadas em duas etapas e terão como temas a mídia livre, a economia social, territórios como espaço de diversidade cultural, tecnologias sociais e a formulação e o desenvolvimento de políticas públicas de cultura.

A primeira etapa consiste num circuito de intercâmbios entre os representantes latino-americanos e os pontos de cultura do Estado de São Paulo e terá 12 ciclos de atividades na capital, regiões metropolitana e do ABC, Baixada Santista e Interior.

Já a segunda etapa ocorrerá em diversos equipamentos culturais da capital paulista, como o Paço das Artes, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Parque Ibirapuera, e terá atividades culturais de intercâmbio e formação, além do 3º Encontro do Conselho Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária.

Fonte: Ministério da Cultura