Líder do PT diz que declarações de Aécio foram "infelizes"

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), classificou como “desastradas” e “infelizes” as declarações do senador Aécio Neves (PSDB-MG) de que teria perdido as eleições de outubro para uma “organização criminosa”. Em pronunciamento em Plenário nesta segunda-feira (1º/12), Humberto Costa repudiou as afirmações feitas por Aécio em entrevista ao canal de TV a cabo Globonews no último sábado (29).

Humberto Costa (PT) - Waldemir Barreto/Agência Senado

"É lamentável que o candidato derrotado, nas eleições passadas, parece ainda não ter entendido que perdeu e, por não querer aceitar a derrota, continua perdendo e reduzindo a sua estatura política a cada declaração desastrada que dá. É um caso inusitado em que a derrota subiu à cabeça, em que o fracasso subiu à cabeça", criticou.

Humberto Costa afirmou que Aécio cria “seu próprio enredo” para justificar a derrota. E que, enquanto o país e os estados já desmontaram os palanques e preparam suas equipes para atuar nos próximos quatro anos, o “quixotesco perdedor das eleições de outubro continua lutando contra imaginários moinhos de vento”. Para o senador petista, já passou da hora de Aécio assumir a derrota e a oposição em que os eleitores o colocaram. Oposição que, em sua opinião, seria necessária e fundamental para contribuir com críticas, ideias e propostas em favor do país.

"Quem recebeu os votos de tantos brasileiros não pode desperdiçar esse patrimônio político. O senador Aécio Neves teve o voto de 50 milhões de brasileiros, um patrimônio político invejável, que ele está dilapidando a cada dia que passa, ao fazer essa cantilena estéril, que a nada serve, a não ser à disseminação de um comportamento mimado, incompatível com o espírito democrático", afirmou.

Humberto acrescentou que a eleição está legitimamente concluída e que o PT, partido vencedor, já está trabalhando para melhorar o Brasil, cuidando, dentre outros assuntos, da economia do país.

Leia mais:
Ainda abalado com a derrota, Aécio espuma seu ódio contra o PT
PT é acusado sem provas, diz Humberto Costa sobre caso Petrobras

Ação na Justiça

Em aparte, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) parabenizou o líder petista pelo discurso e afirmou que o colega Aécio Neves “passou de todos os limites” com suas declarações à TV. O senador informou que a Direção Nacional do PT decidiu interpelar Aécio judicialmente.

"Eu acho que o senador Aécio tenta radicalizar o seu discurso porque está perdendo espaço dentro do próprio PSDB para outras lideranças. Talvez o único caminho para ele seja gritar mais alto, ser o mais radical, porque ele perde espaço, porque perdeu a eleição em Minas Gerais e porque há outras lideranças, como o governador Geraldo Alckmin, que podem ser candidatas pelo PSDB à Presidência da República. Talvez seja esta a estratégia do senador Aécio Neves", disse.

Fonte: Agência Senado