Batalhões ucranianos violam direitos humanos em Donbass

Defensores de direitos humanos estão preocupados com numerosas violações de direitos do homem por parte de batalhões paramilitares ucranianos que atuam na região de Donbass, anunciou o diretor executivo da Human Rights Watch (HRW), Kenneth Roth.

ucrânia

“Estamos preocupados com os múltiplos casos de violação de direitos humanos por batalhões paramilitares, embora tenhamos saudado a inclusão desses destacamentos no quadro orgânico do Ministério da Defesa da Ucrânia e do Ministério do Interior”, assinalou, adiantando “ser importante que esta decisão não seja formal, mas que contribua para o reforço da disciplina e a observação dos Convénios de Viena”.

Ao todo, da operação militar no leste da Ucrânia participaram cerca de seis batalhões financiados por empresas privadas. Os batalhões Azov, Aidar, Donbass, Dnepr-1 e Dnepr-2, estarão sendo sustentados pelo oligarca ucraniano e governador da região de Dnepropetrovsk, Igor Kolomoisky, contra o qual na Rússia foi intentado um processo judicial por “emprego de meios ilegais de condução de guerra”.

Fonte: Voz da Rússia