Otan acusa novamente Rússia de fomentar conflito na Ucrânia

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, acusou novamente a Rússia de fomentar o conflito na Ucrânia. "A maneira mais correta de melhorar a situação humanitária no leste da Ucrânia é parar a violação do acordo de Minsk e respeitar o cessar-fogo”, disse.

Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg

“Observamos que os separatistas e a Rússia não fazem isso", disse ele, comentando o envio de mais um comboio com ajuda humanitária da Federação da Rússia à Ucrânia. Segundo ele, "a Rússia está alimentando o conflito, fornecendo apoio e diferentes equipamentos aos separatistas, minando e violando, assim, o cessar-fogo e os esforços para encontrar uma solução pacífica".

Segundo ele, "vários comboios que atravessam a fronteira entre Rússia e Ucrânia, nos lembram que esta fronteira está sendo violada. Os acordos de Minsk incluem (uma disposição) sobre o cumprimento e monitoramento de fronteiras entre a Rússia e a Ucrânia. O equipamento militar e caminhões, levando, segundo eles afirmam, a ajuda humanitária, atravessam a fronteira sem a aprovação do governo legítimo da Ucrânia", disse o secretário-geral.

Por outro lado, Moscou não acredita que passou o "ponto de não retorno" nas suas relações com a Otan e está pronta para cooperar com a aliança, declarou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

"O 'ponto de não retorno' não foi percorrido. Considero que ambas as partes estão interessadas em não agravar as tensões, mas colaborar ativamente em relação às ameaças reais à segurança europeia e global. Quanto à Rússia, estamos prontos para isso", disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Alexei Meshkov.

Esta semana, em Bruxelas, será realizada uma reunião de ministros das Relações Exteriores dos países da Otan. Tradicionalmente, no mesmo período acontece uma reunião ministerial Rússia-Otan.

O governo russo confirmou que ainda se estão mantidos os contatos com a sede da Otan e o novo secretário-geral, Jens Stoltenberg.

Fonte: Voz da Rússia